Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30848
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ArianeGomesLamarao_tcc.pdf7,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A trajetória do curta-metragem Cão maior nos festivais de cinema
Autor(es): Lamarão, Ariane Gomes
Orientador(es): Santos, Sérgio Ribeiro de Aguiar
Assunto: Cinema
Curta-metragem
Festivais de cinema
Data de apresentação: 19-Mai-2021
Data de publicação: 8-Jun-2022
Referência: LAMARÃO, Ariane Gomes. A trajetória do curta-metragem Cão maior nos festivais de cinema. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O cinema nasceu curto, e o curta-metragem desde o princípio agrega um caráter de experimentação, sendo portanto, um formato propício ao aprendizado e à formação de realizadores. Porém, para alcançar a completude um filme precisa ser visto, e o curta-metragem, por não ter emplacado como produto audiovisual de grande rentabilidade, encontrou nos festivais uma janela que lhe permite ser exibido e apreciado. Nesse contexto, o presente trabalho acadêmico traz como cerne a trajetória do filme Cão Maior – curta-metragem universitário sobre afeto, adolescência e amadurecimento, realizado no âmbito da Universidade de Brasília –e tem como objetivo descrever e analisar, sob o ponto de vista da produção, circulação e consumo, essa trajetória nos festivais de cinema. Metodologicamente realizou-se um estudo de caso exploratório, no qual os procedimentos de coleta de dados para a monografia foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. As considerações finais refletiram que a trajetória do filme foi altamente satisfatória, visto que, a obra alcançou mais de 30 seleções e convites, em eventos brasileiros e estrangeiros, com abrangência de 10 temáticas/perfis de eventos, tendo conquistado diversos prêmios, além da positiva receptividade do público e das propostas para exibições em outras janelas.
Abstract: Cinema was bornshort,andtheshortfilmsincethebeginninghasanexperimentationfeature, being, therefore, a format conducive to the apprenticeship and formation of directors. However, a film only achieves completeness if it's seen, and the short film, for not being a high profitability audiovisual product, finds in festivals aplacethatallowsittobeshownand appreciated. In this context, thisacademicworkhasasitscorethetrajectoryofthefilmCanis Majoris – a student short film about affection,adolescenceandaging,madeintheUniversity of Brasilia – and aims to describe and analyze, from the point of view of production, circulation and consumption, its trajectory in film festivals. Methodologically,anexploratory case study was carried out, in which the data collection procedures for the monograph were bibliographic and documentary research. The final considerations reflected thatthetrajectory of the film was highly satisfactory, since the work reached more than 30 selections and invitations, in Brazilian andforeignevents,covering10themesofevents,havingwonseveral awards, in addition to the positive receptivity of the public and proposals for exhibitions in other places.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.