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Título: A influência das mídias sociais sobre o comportamento alimentar : uma revisão
Autor(es): Silva, Jessica Carolina Marques da
Orientador(es): Costa Júnior, Áderson Luiz
Assunto: Comportamento humano - aspectos nutricionais
Redes sociais on-line - comportamento de usuários
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 8-Jun-2022
Referência: SILVA, Jessica Carolina Marques da. A influência das mídias sociais sobre o comportamento alimentar: uma revisão. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: [Introdução] O crescente acesso de novos usuários à internet, nos últimos anos, é notório, com indivíduos e grupos cada vez mais conectados ao mundo virtual. Esse contexto tem evidenciado novos desafios e temas de pesquisa, tais como a influência das mídias sociais sobre os estilos de vida da população, incluindo conhecimentos, preferências e comportamentos de escolha. É possível destacar que por serem um veículo de comunicação, as mídias sociais podem ser utilizadas para diferentes fins, incluindo a disseminação de crenças e conhecimentos, a promoção da saúde e a prevenção de doenças. [Objetivos] Analisar a relação funcional entre o uso das mídias sociais e o comportamento alimentar, de adolescentes e adultos, destacando como as mídias sociais podem influenciar a aquisição e a manutenção de comportamentos alimentares, através de uma revisão de literatura. [Justificativa] Como as mídias sociais fazem parte da rotina de vida de muitas pessoas, é relevante: (a) analisar como os comportamentos dos usuários, que tem acesso regular a mídias sociais, poderiam ser modelados por seus conteúdos; e (b) apontar orientações que pudessem levar à maior probabilidade da adesão a comportamentos alimentares considerados saudáveis. [Metodologia] Revisão de literatura com delimitação prévia de tema, critérios de inclusão, estratégias de busca e seleção, apresentação e análise de resultados. A busca de informações qualificadas foi efetuada a partir das bases de dados eletrônicas Scielo e Google Acadêmico, utilizando-se as palavras-chaves “mídias sociais”, “influência social” e “comportamento alimentar”. A busca foi realizada entre os meses de agosto e setembro de 2021 e considerados estudos publicados entre os anos de 2021 e 2010, realizados no Brasil. Foi definida a seguinte pergunta para conduzir o desenvolvimento do estudo: as mídias sociais influenciam o comportamento alimentar de adolescentes e adultos? Após buscas e análise dos estudos, foram selecionados dezoito trabalhos que discutiam a influência de mídias sociais sobre o comportamento alimentar, além da influência sobre a imagem corporal e possível desenvolvimento de transtornos alimentares. [Resultados/Discussão] Mídias sociais, cada vez mais presentes na vida cotidiana, tem grande potencial de influenciar, positiva ou negativamente, nossa cognição, atenção seletiva e comportamentos. Todos os estudos analisados apontam que as mídias sociais têm influência sobre o estilo de vida das pessoas, em diferentes graus, incluindo avaliações relacionadas a redes sociais e a meios de comunicação televisivo. Além disso, embora os estudos mostrem que grande parte da população tenha conhecimento(s) sobre alimentação e nutrição, as mídias podem aumentar, significativamente, a probabilidade da aquisição e manutenção de comportamentos alimentares inapropriados, ou não recomendados por profissionais/pesquisadores. [Considerações Finais] Mídias sociais tem potencial para serem grandes influenciadores do nosso comportamento alimentar, mesmo quando temos algum conhecimento sobre alimentação e nutrição e quando reconhecemos a influência que os conteúdos podem exercer sobre nossas preferências, nossa imagem e ideais corporais. É necessário sistematizar a discussão sobre o comportamento alimentar e sua associação com conteúdos das mídias sociais, sendo fundamental que esta temática seja abordada através de debates públicos e em diversos contextos sociais e acadêmicos.
Abstract: [Introduction] The growing access of new users to the Internet in recent years is notorious, with individuals and groups increasingly connected to the virtual world. This context has highlighted new challenges and research topics, such as the influence of social media on the lifestyles of the population, including knowledge, preferences, and choice behaviors. It is possible to highlight that being a communication vehicle, social media an be used for different purposes, including the dissemination of beliefs and knowledge, health promotion, and disease prevention. [Objectives] To analyze the functional relationship between social media use and eating behavior, of adolescents and adults, highlighting how social media can influence the acquisition and maintenance of eating behaviors, through a literature review. [Justification] Since social media are part of many people's daily lives, it is relevant: (a) to analyze how the behaviors of users, who have regular access to ocial media, could be shaped by their content; and (b) to point out guidelines that could lead to greater likelihood of adherence to eating behaviors considered healthy. [Methodology] Literature review with previous delimitation of theme, inclusion criteria, search and selection strategies, presentation and analysis of results. The search for qualified information was performed using the electronic databases Scielo and Google Acadêmico, using the keywords "social media", "social influence" and "eating behavior". The search was conducted between August and September 2021 and considered studies published between the years 2021 and 2010, conducted in Brazil. The following question was defined to guide the development of the study: does social media influence the eating behavior of adolescents and adults? After searches and analysis of the studies, eighteen papers were selected that discussed the influence of social media on eating behavior, as well as the influence on body image and possible development of eating disorders. [Results/Discussion] Social media, increasingly present in everyday life, has great potential to influence, positively or negatively, our cognition, selective attention, and behaviors. All the studies reviewed point out that social media have an influence on people's lifestyle, to varying degrees, including evaluations related to social networks and television media. Furthermore, although studies show that much of the population has knowledge(s) about food and nutrition, media can significantly increase the likelihood of acquiring and maintaining eating behaviors that are inappropriate, or not recommended by professionals/researchers. [Final Considerations] Social media have the potential to be major influencers of our eating behavior, even when we have some knowledge about food and nutrition and when we recognize the influence that content can have on our preferences, our image, and body ideals. It is necessary to systematize the discussion about eating behavior and its association with social media content, and it is essential that this topic be addressed through public debates and in various social and academic contexts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2021.
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