Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30866
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielaMacedo_RebeckaNogueira_tcc.pdf293,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processamento auditivo em estudantes universitários : aplicação de anamnese audiológica
Outros títulos: Auditory processing in university students : application of audiological anamnesis
Autor(es): Macedo, Gabriela Duarte
Nogueira, Rebecka Assunção Antunes
Orientador(es): Pereira, Valéria Reis do Canto
Assunto: Percepção auditiva
Anamnese
Jovens adultos
Data de apresentação: 7-Mai-2021
Data de publicação: 8-Jun-2022
Referência: MACEDO, Gabriela Duarte; NOGUEIRA, Rebecka Assunção Antunes. Processamento auditivo em estudantes universitários: aplicação de anamnese audiológica. 2021. 23 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: O processamento auditivo contém habilidades auditivas que auxiliam o cérebro humano a entender o que se ouve. A compreensão do funcionamento desse sistema auditivo é fundamental para entender as possíveis alterações que possam impactar na comunicação, aprendizado e funções emocionais. Objetivo: Analisar a efetividade da anamnese precedente à avaliação do processamento auditivo em estudantes da Universidade de Brasília. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, de campo descritivo e caráter quantitativo em universitários com aplicação de anamnese audiológica (15), para analisar a efetividade da entrevista inicial vinculada ao processamento auditivo em estudantes. Participaram da pesquisa 43 estudantes de graduação e pós-graduação, com idade entre 18 e 29 anos. Resultados: Os dados obtidos por meio da anamnese foram tabulados e analisados na sequência de distribuição das perguntas. Todos os voluntários relataram que escutam bem em ambiente silencioso e que localizam o som. Queixas de desatenção e agitação estavam presentes em números relevantes, bem como queixas relacionadas à memória. Nenhum dos participantes relatou acompanhamento fonoaudiológico e/ ou psicopedagógico. Conclusão: Foi possível concluir que a anamnese audiológica é uma ferramenta eficaz, de fácil e rápida aplicação, com finalidade de triar possíveis queixas auditivas relevantes para o fonoaudiólogo precedente à avaliação do processamento auditivo.
Abstract: Introduction: Auditory processing contains auditory skills that help the human brain to understand what is heard. Understanding the functioning of this auditory system is essential to understand the possible changes that may impact communication, learning and emotional functions. Objective: To analyze the effectiveness of the anamnesis preceding the assessment of auditory processing in students at the University of Brasília. Methods: A crosssectional, descriptive and quantitative study was carried out on university students with the application of audiological anamnesis, to analyze the effectiveness of the initial interview linked to auditory processing in students. 43 undergraduate and graduate students participated in the research, aged between 18 and 29 years. Results: The data obtained through the anamnesis were tabulated and analyzed in the sequence of distribution of the questions. All volunteers reported that they listen well in a quiet environment and localize the sound. Complaints of inattention and agitation were present in relevant numbers, as well as complaints related to memory. None of the participants reported speech therapy and / or psychopedagogical follow-up. Conclusion: It was possible to conclude that the audiological anamnesis is an effective tool, easy and quick to apply, with the purpose of screening possible hearing complaints relevant to the speech therapist prior to the auditory processing assessment.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.