Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30964
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlanMacedo_MarceloBritto_tcc.pdf430,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança pública : metodologias de apuração do custo-aluno e os resultados para a Universidade de Brasília
Autor(es): Macedo, Alan Bezerra
Britto, Marcelo Angelim
Orientador(es): Abreu, Alexandre Maduro de
Assunto: Governança institucional
Governança
Indicadores de desempenho
Custo-benefício
Data de apresentação: 28-Mar-2021
Data de publicação: 13-Jun-2022
Referência: MACEDO, Alan Bezerra; BRITTO, Marcelo Angelim. Governança pública: metodologias de apuração do custo-aluno e os resultados para a Universidade de Brasília. 2021. 22 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Compliance e Governança) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar subsídios para discussão sobre a temática custo- aluno e os resultados apresentados para Universidade de Brasília a partir de diferentes metodologias de apuração de custos. Inicialmente, busca-se uma contextualização da temática de governança na administração pública e a importância da gestão de custos. Na sequência, será feito um referencial teórico baseado na normatização legal e uma análise explicativa da contabilidade gerencial e métodos de custeio resultando na definição do indicador custo-aluno. Em um tópico específico serão apresentadas diversas metodologias de apuração, considerando a seguinte emblemática: quais são os principais elementos que contribuem direta ou indiretamente para a formação de um aluno em nível superior, usando como premissa a relação indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão em universidades públicas. Foram objetos de análise as metodologias apresentadas nos seguintes estudos: TCU (2002), Amaral (2002), MEC (2018) e FORPLAD (2019). A partir dos resultados alcançados para a Universidade de Brasília, com base nas metodologias apresentadas, será feita uma avaliação das variações para evidenciar a complexidade inerente à comparação de custos entre IFES e os limites e desafios que tangenciam esse tipo de avaliação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Centro de Pesquisa em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Compliance e Governança



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.