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Título: Transexualidade na escola : estudo bibliográfico de 2010 a 2019
Autor(es): Silva, Tayron Gabriel Pereira da
Orientador(es): Almeida, Dulce Maria Filgueira de
Assunto: Transexualidade
Escolas
Diversidade na escola
Gênero - relações
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 14-Jun-2022
Referência: SILVA, Tayron Gabriel Pereira da. Transexualidade na escola: estudo bibliográfico de 2010 a 2019. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A transexualidade é vista por muitos como um problema ou algo que foge da óptica do que é caracterizado como normal e aceitável, levando essas pessoas a situações e embates de vida que muitas vezes as trazem problemas irreparáveis. O presente trabalho teve como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca do corpo transsexual em ambiente escolar no Brasil, considerando o período de 2010 a 2019, assimilando com questões de preconceitos e lgbtfobia. Os dados foram coletados através de uma pesquisa bibliográfica pelo Portal de Periódicos da CAPES, com auxílio dos descritores: “transexualidade, escola, educação”. Em seguida, foram realizadas análises do perfil acadêmico da produção científica e análises de conteúdo. Os resultados através da análise do perfil acadêmico evidenciaram que a produção científica acerca do tema é em sua maioria produzida por instituições públicas de ensino (universidades, institutos federais, etc) e localizadas em boa parte na região sul/sudeste, além também de serem em sua maioria produzidas por mulheres cis/trans. Já através da análise de conteúdo foi considerado que muitas vezes as escolas não estão preparadas para receberem pessoas transexuais/transgêneros, já que não se é discutido com proeza temas relacionados a sexualidade no interior da escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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