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https://bdm.unb.br/handle/10483/30976
Título: | Transexualidade na escola : estudo bibliográfico de 2010 a 2019 |
Autor(es): | Silva, Tayron Gabriel Pereira da |
Orientador(es): | Almeida, Dulce Maria Filgueira de |
Assunto: | Transexualidade Escolas Diversidade na escola Gênero - relações |
Data de apresentação: | 3-Mai-2022 |
Data de publicação: | 14-Jun-2022 |
Referência: | SILVA, Tayron Gabriel Pereira da. Transexualidade na escola: estudo bibliográfico de 2010 a 2019. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A transexualidade é vista por muitos como um problema ou algo que foge da óptica
do que é caracterizado como normal e aceitável, levando essas pessoas a situações
e embates de vida que muitas vezes as trazem problemas irreparáveis. O presente
trabalho teve como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca do corpo
transsexual em ambiente escolar no Brasil, considerando o período de 2010 a 2019,
assimilando com questões de preconceitos e lgbtfobia. Os dados foram coletados
através de uma pesquisa bibliográfica pelo Portal de Periódicos da CAPES, com
auxílio dos descritores: “transexualidade, escola, educação”. Em seguida, foram
realizadas análises do perfil acadêmico da produção científica e análises de
conteúdo. Os resultados através da análise do perfil acadêmico evidenciaram que a
produção científica acerca do tema é em sua maioria produzida por instituições
públicas de ensino (universidades, institutos federais, etc) e localizadas em boa
parte na região sul/sudeste, além também de serem em sua maioria produzidas por
mulheres cis/trans. Já através da análise de conteúdo foi considerado que muitas
vezes as escolas não estão preparadas para receberem pessoas
transexuais/transgêneros, já que não se é discutido com proeza temas relacionados
a sexualidade no interior da escola. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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