Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31026
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AndreTenorioCVNery_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Design e futuros decoloniais: proposta de metodologia, perspectivas sobre a autonomia especulativa e o fim dos futuros
Autor(es): Nery, André Tenório C. V.
Orientador(es): Garrossini, Daniela Fávaro
Assunto: Futurologia
Design
Data de apresentação: 26-Out-2021
Data de publicação: 16-Jun-2022
Referência: NERY, André Tenório C. V. Design e futuros decoloniais: proposta de metodologia, perspectivas sobre a autonomia especulativa e o fim dos futuros. 2021. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho parte da investigação sobre a problemática que envolve o fim do futuro enquanto elemento da percepção e imaginários sociais. Este fenômeno produziu, ao longo de séculos, a perda da autonomia de especulação sobre futuros possíveis para grande parte da sociedade, bem como sobre a possibilidade de transformação material da realidade, que se pauta por uma política da estética. O objetivo central do trabalho frente a este contexto é formular uma metodologia de futurologia e design que busque, a partir do contexto brasileiro e junto a este, enfrentar as problemáticas atuais sob a ótica de uma ontologia decolonial e regenerativa. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura em obras relativas ao design, filosofia, sociopolítica e futurologia, outra revisão serviu a o propósito de compreender o panorama metodológico atual como referência para a proposta da qual resulta esta pesquisa.
Abstract: The current work starts from the investigation about the problematics which involve the end of the future as an element of perception and social imaginaries. This phenomenon produced in the span of centuries, the loss of autonomy related to possible future’s speculation, as well as the possibilities for material transformation of reality, based on the politics of aesthetics. The central objective to this research in front of this context, is to formulate a design and futurology methodology that aims–within the Brazilian context and along with it –to face the current problematics under the perspective of a decolonial and regenerative ontology. To accomplish that, a literature review was conducted on works related to design, philosophy, sociopolitics and futurology, another literature review served the purpose of understanding the current methodological panorama as a reference for the proposal that results from this research.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.