Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DaraCostaRattes_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Design e Governança: uma discussão sobre as contribuições do design nos processos de inovação da gestão pública
Autor(es): Rattes, Dara Costa
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Gestão pública
Inovação
Inovação em serviços
Governança
Data de apresentação: 10-Mai-2021
Data de publicação: 16-Jun-2022
Referência: RATTES, Dara Costa. Design e Governança: uma discussão sobre as contribuições do design nos processos de inovação da gestão pública. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho consiste numa pesquisa exploratória sobre as contribuições do design nos processos de inovação da gestão pública, tendo como base a revisão bibliográfica das obras que abordam o assunto e a pesquisa empírica com entrevistas com profissionais de diversas áreas do setor público, traçando um panorama inicial do momento atual do contexto. Como resultado, foram propostas discussões relacionadas às metodologias do design e a sua aplicação no meio, assim como a sua relação com os desafios da gestão pública. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre os caminhos possíveis para a inovação pública brasileira.
Abstract: The paper consists of an exploratory research on the contributions of design in the innovation processes of public management, based on the bibliographic review of the works that address the subject and the empirical research through interviews with professionals from different areas of the public sector, tracing an initial perspective of the current moment in this context. As a result, discussions were proposed related to design methodologies and their application in that environment, as well as their relationship with the challenges of public management. Finally, a reflection on the possible paths for Brazilian public innovation is proposed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.