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Título: Natação : a intervenção das abordagens pedagógicas interligadas aos fatores motivacionais nas atividades aquáticas no contra turno escolar (caráter social)
Autor(es): Santos, Tatiane Barbosa dos
Orientador(es): Santos, Karini Borges dos
Assunto: Natação
Exercícios físicos
Esportes - aspectos sociológicos
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: SANTOS, Tatiane Barbosa dos. Natação: a intervenção das abordagens pedagógicas interligadas aos fatores motivacionais nas atividades aquáticas no contra turno escolar (caráter social). 2022. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A natação é um esporte muito praticado e vários fatores motivacionais podem levar a opção por essa modalidade esportiva. Considerando a construção do conhecimento dos alunos, a base teórica das abordagens pedagógicas é essencial para a progressão do aprendizado, com isso, houve a seleção de 4 abordagens Pedagógicas para discutir e contempla progressão de aprendizagem da natação: Abordagem Construtivista, Abordagem Crítico Superadora, Abordagem dos Jogos Cooperativos e a Abordagem da Saúde Renovada. Na aplicação da abordagem construtivista baseada nos trabalhos de Jean Piaget, ela contribui para o progresso do conhecimento do aluno, a partir da interação com o meio social, resolvendo problemas; a abordagem crítico superadora atribui a característica específica de permitir ler os dados da realidade, interpretá los e emitir um juízo de valor; a abordagem dos jogos cooperativos possui o objetivo de envolver as crianças em atividades com diversos temas transversais. Assim, o presente trabalho, investigou a interferência dessas abordagens pedagógicas interligadas aos fatores motivacionais (caráter social) na prática da natação de adolescentes no contra turno escolar. O referente estudo também trata de assuntos complementares sobre o Desenvolvimento social e sobre a Prevenção de Acidentes aquáticos, com o intuito de ressaltar a importância de ambos assuntos para a contribuição motivacional dos alunos na prática da natação. Sendo assim, a pesquisa aplicou um questionário semi-estruturado para os alunos de 12 a 17 anos de idade, praticantes da modalidade de natação no contra turno escolar no Centro Olímpico de Brazlândia. A amostra foi constituída por 32 adolescentes (20 masculinos, 12 feminino). Os dados encontrados permitiram discutir sobre a validação das abordagens interligadas aos fatores motivacionais, desvendando os pontos significativos para a progressão e permanência dos alunos na prática da natação.Foi descoberto que 87% dos alunos possuem algum familiar praticante da modalidade, o que explica a influência da mesma na afinidade do aluno com o esporte. Os fatores motivacionais mais assinalados na pesquisa foram “Afinidade com a modalidade” e “Por decisão dos meus pais ou responsáveis”. A maioria dos alunos reportou que se sentem seguros no ambiente aquático e consideram importante a natação para evitar afogamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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