Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31071
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroAlvesDaSilva_tcc.pdf20,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo preliminar da influência da atuação de sistemas frontais frios na concentração de clorofila-a no lago Paranoá - DF
Autor(es): Silva, Pedro Alves da
Orientador(es): Steinke, Ercília Torres
Assunto: Água - qualidade
Mudanças climáticas
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: SILVA, Pedro Alves da. Estudo preliminar da influência da atuação de sistemas frontais frios na concentração de clorofila-a no lago Paranoá - DF. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho visa identificar a relação entre a atuação de eventos de sistemas frontais frios no Distrito Federal e estimativas de clorofila-a (ug/L), nos meses de abril a setembro da série histórica entre 2004-2018. É sabido que a dinâmica climática influencia ecossistemas aquáticos, especialmente parâmetros biológicos, entretanto pouco se sabe sobre a influência direta de variáveis meteorológicas, como a passagem de frentes frias, no contexto climático do Brasil Central. Portanto, foi estruturado banco de dados públicos em frequência mensal correspondente a variáveis meteorológicas e parâmetros de qualidade d´água. Os anos climáticos foram classificados de acordo com frequência e intensidade, sendo confeccionados de testes de correlações entre o parâmetro biológico clorofila-a e as classes de anos. Os valores dos coeficientes de correlação foram interpretados como principal indicativo de influencia entre a atuação dos sistemas atmosféricos frios e o adensamento de clorofila-a. Os resultados indicam que o cenário climático mais propicio ao adensamento do parâmetro biológico estudado ocorre em anos que a atuação dos sistemas frontais frios se dá de maneira em que possuam frequências altas e intensidades baixas ou frequências baixas e intensidades altas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.