Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31099
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_TatianyCostaRamalho_tcc.pdf436,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incidência de plantas espontâneas no cultivo de soja orgânica no Distrito Federal
Autor(es): Ramalho, Tatiany Costa
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Soja - cultivo
Soja - sistema de manejo
Agricultura orgânica
Plantas - desenvolvimento
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 21-Jun-2022
Referência: RAMALHO, Tatiany Costa. Incidência de plantas espontâneas no cultivo de soja orgânica no Distrito Federal. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a ocorrência das espécies de plantas espontâneas na cultura da soja orgânica consorciada com capim Mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça) e o capim Brizantha (Braquiaria Brizantha cv. Marandu). O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com três tratamentos e dez repetições, totalizando 30 parcelas. Os tratamentos foram: Tratamento 1 - consórcio de soja orgânica com capim Brizantha; Tratamento 2 - consórcio de soja orgânica com capim Mombaça e Tratamento 3 – soja solteira (controle). Foram coletadas amostras aleatórias de plantas nas 30 parcelas, utilizando-se um quadrado de madeira de 25 x 25 cm. Todo o material na área do quadrado de madeira foi retirado, identificado e pesado. As plantas foram classificadas conforme nome comum, família, espécie e número de indivíduos. Posterior à coleta, as amostras foram pesadas determinando-se a massa fresca e seca. As amostras foram colocadas em estufa a 65º C para identificação da massa seca. As espécies de maior ocorrência foram Brachiaria decumbens, Commelina benghalensis, Oxalis latifolia e Cyperus rotundus. Em valores absolutos, a menor infestação de plantas espontâneas aconteceu no tratamento 2 - consórcio da soja com capim Mombaça que também apresentou a menor massa fresca e massa seca das plantas espontâneas. Embora não tenha ocorrido diferença nas médias entre tratamentos, recomenda-se mais estudos, tanto para avaliar o potencial do capim Mombaça na supressão das espontâneas, quanto para a identificação de táticas de manejo de plantas espontâneas no cultivo de soja orgânica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.