Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroGuerra_tcc.pdf191,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A crise do encilhamento e seus reflexos no Brasil : um estudo de caso
Autor(es): Oliveira, Pedro Paulo Rocha Guerra
Assunto: Escravidão
Economia
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Jun-2022
Referência: OLIVEIRA, Pedro Paulo Rocha Guerra. A crise do encilhamento e seus reflexos no Brasil: um estudo de caso. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo de caso acerca da crise do encilhamento através de uma análise econômica-social do final do século XIX marcado pela abolição da escravidão. Este trabalho se justifica por tratar das nuances de uma das crises severas protagonizadas pelo Brasil. Ainda que sejam únicas, as crises apresentam similaridades, e, como o Estado lida com elas. Esse período foi marcado por um conjunto de fenômenos que acarretou em um desequilíbrio econômico e social causados pela emissão de moeda, que ocorreu com reação à fuga de capital e não arrecadação de receitas advindas de tributos que seriam pagos pela classe importadora.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.