Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AmandaFerreiraRocha_tcc.pdf1,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A experiência de tornar-se pai no contexto da pandemia da COVID-19
Autor(es): Rocha, Amanda Ferreira
Orientador(es): Silveira, Aline Oliveira
Assunto: Paternidade
Covid-19
Parentalidade
Data de apresentação: 9-Nov-2021
Data de publicação: 22-Jun-2022
Referência: ROCHA, Amanda Ferreira. A experiência de tornar-se pai no contexto da pandemia da COVID-19. 2021. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A COVID-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-COV-2, transmitida por contato direto, por gotículas ou aerossol, que pode desenvolver desde infecções assintomáticas a infecções respiratórias graves. Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizou a COVID-19 como pandemia, considerando indivíduos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas como grupo de risco para COVID-19. Porém, durante a gestação a mulher tem suas funções fisiológicas e imunológicas alteradas, tornando-as mais vulneráveis à infecção por SARS-COV-2. Assim, neste período ocorreram mudanças também no processo de participação do pai no ciclo gravídico-puerperal, como nos sentimentos durante sua experiência, impactos nos significados e valores da figura paterna, limitações no acompanhamento à parturiente e no acesso a redes de apoio. Objetivo: compreender a experiência de tornar-se pai neste contexto e as repercussões na parentalidade Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem qualitativa e apoiado no referencial teórico do Interacionismo Simbólico (IS). Os participantes do estudo foram 5 homens que se tornaram pais na vigência da pandemia, localizados a partir de uma maternidade escola, no Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada de forma remota e consistiu na construção do genograma da família e entrevista aberta em profundidade norteada pela questão: como foi para você tornar-se pai em meio a pandemia de COVID-19? As narrativas foram transcritas na íntegra e adotou-se o método de análise de conteúdo temática. Resultados: Identificou-se três categorias representativas da experiência de tornar-se pai na pandemia da COVID-19: o lugar do pai no processo de gestação, parto e nascimento; a vinculação pai-filho(a); o cuidado paterno ao filho(a) recém-nascido. Considerações finais: Este estudo proporcionou conhecer como foram as vivências dos pais no período perinatal em meio à pandemia de COVID-19, por descrições que salientaram seus sentimentos, preocupações e expectativas. A situação de pandemia e as mudanças na organização dos serviços de saúde influencia nas percepções sobre se tornar pai, provoca emoções mistas e reorganização de conceitos e posicionamentos. Os dados e reflexões expostas nas narrativas transparecem o quanto a paternidade é plural e pode ser contemplada como questão de saúde e fenômeno psicossocial. A assistência integral e humanizada, baseada em evidências, bem como a abordagem de cuidado centrado na família podem ser instrumentos oportunos para as intervenções de enfermagem que se comprometam com o desenvolvimento saudável da paternidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.