Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31134
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ArethaPessanhaCordeiro_tcc.pdf2,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Criminalidade no Brasil e no Distrito Federal : uma aplicação da análise de correspondência e da regressão log-linear
Autor(es): Cordeiro, Aretha Pessanha
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Análise de correspondência (Estatística)
Brasil - segurança pública
Regressão logística (Estatística)
Brasília (DF) - segurança pública
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 23-Jun-2022
Referência: CORDEIRO, Aretha Pessanha. Criminalidade no Brasil e no Distrito Federal: uma aplicação da análise de correspondência e da regressão log-linear. 2020. 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Mais de 20 anos de estudo sobre criminalidade se passaram e ainda nota-se o uso de técnicas estatísticas triviais para analisar o comportamento da criminalidade no Brasil e no Distrito Federal, tais como rankings e taxas brutas, bem como a carência de qualidade e de metodologia concisa dos dados criminais. O presente projeto traz uma nova perspectiva do estudo das diferenças entre os padrões das tipologias de crimes nas Unidades de Federação do Brasil e nas Regiões Administrativas do Distrito Federal, ao utilizar as técnicas Análise de Correspondência e da Regressão Log-Linear. Com essas técnicas aplicadas aos dados disponíveis pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal no período de 2016 a 2019, pôde-se observar que o Brasil teve maior percentual de crime furto de veículo, mas que grande parte das Unidades de Federação se configuram como violentas. Já o Distrito Federal teve maior frequência de crime roubo a transeunte, assim como a maior parte de suas Regiões Administrativas estão associadas a esse e outros crimes violentos. No entanto, tanto essas associações quanto o impacto do tempo não puderam ser devidamente explicados pelo modelo por causa do tamanho da amostra. Dessa forma, compreende-se que essas técnicas podem vir a contribuir para com o aprimoramento dos estudos relacionados à criminalidade dentro de suas limitações.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.