Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AryanaDiasdeAbreu.pdf576,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Achados anatomopatológicos de animais silvestres atropelados no Distrito Federal de setembro de 2010 a janeiro de 2011
Autor(es): Abreu, Aryana Dias de
Orientador(es): Monteiro, Rafael Veríssimo
Assunto: Animais silvestres
Animais - proteção
Rodovias
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 15-Mar-2012
Referência: ABREU, Aryana Dias de. Achados anatomopatológicos de animais silvestres atropelados no Distrito Federal de setembro de 2010 a janeiro de 2011. 2011. 15 f., il. Monografia (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O monitoramento dos atropelamentos de vertebrados silvestres é uma preocupação recente em Brasília. Como parte de uma parceria, que começou em 2010, entre o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (IBRAM) e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB), os animais encontrados mortos em estradas do Distrito Federal são recolhidos e transportados para se obter, por auxílio da instituição científica, aproveitamento didático ou cientifico. No laboratório de Patologia da FAV as necropsias foram realizadas e os laudos cadavéricos emitidos. O presente trabalho, procura relacionar a condição sanitária dos animais silvestres atropelados na estrada com os acidentes. Também tentamos identificar através de dados da patologia, as principais lesões apresentadas pela fauna após as colisões com veículos, bem como medidas mitigatórias e passagens alternativas que podem minimizar os danos provocados pelas construções das rodovias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Medicina Veterinária



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons