Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31155
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroVictorFreireSantana_tcc.pdf575,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desmonte de políticas públicas : o caso do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade
Autor(es): Santana, Pedro Victor Freire
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Políticas públicas
Meio ambiente
Orçamento público
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 23-Jun-2022
Referência: SANTANA, Pedro Victor Freire. O desmonte de políticas públicas: o caso do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Considerando o desmonte das políticas socioambientais e dos órgãos federais por elas responsáveis que vem sendo realizado pelo Governo Bolsonaro, o presente trabalho busca identificar e classificar as estratégias adotadas por esse governo em relação ao ICMBio, entre janeiro de 2019 e junho de 2021, que podem ser consideradas como desmonte. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental com análise qualitativa de registros institucionais escritos e registros de comunicação de massa, orientada pela tipologia de estratégias de desmonte de um modelo teórico-analítico que, com o objetivo de identificar, mensurar e explicar o fenômeno de desmonte de políticas públicas, identifica um conjunto de fatores, estruturais e circunstanciais, considerados potencialmente relevantes para compreender o cálculo de decisores políticos acerca dos custos e benefícios políticos de promover o desmonte, assim como para compreender as subsequentes decisões desses atores de promovê-lo através de determinadas estratégias. A análise dos achados da pesquisa sugere que o desmonte do ICMBio e das políticas sob sua competência pelo Governo Bolsonaro se deu, principalmente, através da redução dos recursos orçamentários a ele destinados, da redução da quantidade e qualidade de seus recursos humanos, da redução da participação da sociedade civil e da transparência nos processos políticos de tomada de decisões, da piora na divulgação e prestação pública de dados e informações ambientais à sociedade civil, do enfraquecimento e da paralisação de ações de monitoramento e fiscalização ambiental, especialmente na Amazônia Legal, através da edição de normas e de efeitos gerados por discursos públicos de atores governamentais, e da transferência de responsabilidades estatais para a iniciativa privada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.