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dc.contributor.advisorGarcia, Renísia Cristina-
dc.contributor.authorCastro, Almir Lopes de-
dc.identifier.citationCASTRO, Almir Lopes de. Ensino de história e políticas públicas: interfaces necessárias entre a educação de jovens e adultos e relações raciais. 2011. 104 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso analisa a implementação do artigo 26-A da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN no universo da Educação de Jovens e Adultos – EJA. A construção do referencial teórico se deu por meio da exposição do histórico das políticas públicas para a educação, notadamente no que diz respeito aos negros e à educação de jovens e adultos e pela abordagem da relação entre o ensino de História e a cultura de sala de aula. Partindo-se do pressuposto da existência de práticas discriminatórias nos ambientes escolares, foi realizada uma pesquisa participante em uma escola pública da Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. Para tal, os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal, além de ter sido realizada análise documental e aplicação de questionários com gestores, professores e alunos. Os elementos deste estudo conseguiram evidenciar a falta de ações de gestores e professores da escola na percepção das singularidades que envolvem homens e mulheres negro(as), maioria no ambiente da EJA. A ausência de conteúdos que exploram raça e gênero na disciplina de História, num ambiente considerado vulnerável e que é regido por políticas públicas que se alvoram considerar as singularidades dos sujeitos da EJA evidenciou a fragilidade dessa política ao não considerar a Educação para as Relações Étnicorraciais. Como forma de promoção da cidadania, cabe à disciplina História o papel de estabelecer relações entre as questões de raça e gênero e as desigualdades sociais, de forma a explicitar as relações de poder existentes na sociedade e que condicionam as práticas discriminatórias que habitam o ambiente escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPolíticas educacionaisen
dc.subject.keywordNegros - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordIgualdade na educaçãoen
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinoen
dc.titleEnsino de história e políticas públicas : interfaces necessárias entre a educação de jovens e adultos e relações raciaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-15T19:30:43Z-
dc.date.available2012-03-15T19:30:43Z-
dc.date.issued2012-03-15T19:30:43Z-
dc.date.submitted2011-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3118-
dc.language.isoPortuguêsen
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