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Título: A experiência de tornar-se mãe no contexto da pandemia da COVID-19
Autor(es): Sousa, Suellen Gouveia de
Orientador(es): Silveira, Aline Oliveira
Assunto: Maternidade
Covid-19
Parentalidade
Gravidez
Data de apresentação: 9-Nov-2021
Data de publicação: 26-Jun-2022
Referência: SOUSA, Suellen Gouveia de. A experiência de tornar-se mãe no contexto da pandemia da COVID-19. 2021. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: A COVID-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-COV-2, transmitida por contato direto ou indireto, que pode desenvolver infecções assintomáticas a infecções respiratórias graves. Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizou a COVID-19 como pandemia e incluiu as gestantes e puérperas até duas semanas pós-parto ao grupo de risco, devido às alterações nas funções fisiológicas e imunológicas que ocorrem durante a gestação. Práticas diferenciadas foram recomendadas para o cuidado com as gestantes, neonatos e puérperas, como por exemplo, evitar o contato pele a pele, clampeamento tardio do cordão umbilical, limitação do número de visitantes e acompanhantes. Sabe-se que as redes de apoio para o enfrentamento das dificuldades durante a vivência do ciclo gravídico-puerperal são essenciais. A restrição de acompanhantes durante o parto e nascimento, o isolamento social e diminuição do apoio de familiares e amigos, podem afetar negativamente o processo vínculo entre pais e filho e o desenvolvimento parental. Objetivos: Descrever e compreender a experiência de tornar-se mãe neste contexto da pandemia pela COVID-19 e as repercussões na parentalidade. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa e apoiado no referencial teórico do Interacionismo Simbólico (IS). Os participantes do estudo foram 13 mulheres que se tornaram mães na vigência da pandemia pela COVID-19, localizadas a partir de uma maternidade escola, no Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada de forma remota e consistiu na construção de genograma da família e entrevista aberta em profundidade norteada pela questão: conte-me como foi para você tornar-se mãe em meio à pandemia pela COVID19? As narrativas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: Identificaram-se três categorias representativas da experiência de tornar-se mãe em um período pandêmico: experiência de gestação, parto e nascimento na pandemia da COVID-19; Experiências de vinculação com o filho (a); Experiências de cuidado com o recém-nascido. Conclusões: A realização deste estudo permitiu descrever quais os sentimentos mais prevalentes no processo de tornar-se mãe em um contexto pandêmico, sendo evidenciado o medo e a preocupação diante das incertezas de uma nova doença. A produção de conhecimento sobre as repercussões da pandemia da COVID-19 nas relações mãe-filho ainda é incipiente, por isso é importante dar seguimento às estratégias já implementadas, a fim de estabelecer um padrão de qualidade nos atendimentos à mulher e ao recém-nascido na pandemia.
Abstract: Introduction: COVID-19 is a disease caused by the SARS-COV-2 virus, transmitted by direct or indirect contact, which can develop asymptomatic infections to severe respiratory infections. On March 11, 2020, the World Health Organization (WHO) characterized COVID-19 as a pandemic and included pregnant and postpartum women up to two weeks postpartum in the risk group, due to changes in physiological and immunological functions that occur during the gestation. Different practices were recommended for the care of pregnant women, newborns and postpartum women, such as avoiding skin-to-skin contact, late clamping of the umbilical cord, limiting the number of visitors and companions. It is known that support networks for coping with difficulties during the pregnancy-puerperal cycle are essential. The restriction of companions during labor and birth, social isolation and reduced support from family and friends can negatively affect the bonding process between parents and child and parental development. Objectives: Describe and to understand and the experience of becoming a mother in this context of the COVID-19 pandemic and the repercussions on parenting. Methodology: This is a descriptive, cross-sectional study with a qualitative approach and supported by the theoretical framework of Symbolic Interactionism (SI). The study participants were 13 women who became mothers during the COVID-19 pandemic, located in a school maternity hospital in the Federal District. Data collection was performed remotely and consisted of the construction of a family genogram and an in-depth open interview guided by the question: tell me what it was like for you to become a mother in the midst of the COVID-19 pandemic? The narratives were subjected to thematic content analysis. Results: Three representative categories of the experience of becoming a mother in a pandemic period were identified: experience of pregnancy and birth in the COVID-19 pandemic; Bonding experiences with the child (a); Newborn care experiences. Conclusions: This study allowed us to describe the most prevalent feelings in the process of becoming a mother in a pandemic context, highlighting fear and concern in the face of the uncertainties of a new disease. The production of knowledge about the repercussions of the COVID-19 pandemic on mother-child relationships is still incipient, so it is important to follow up on the strategies already implemented in order to establish a standard of quality in care for women and newborns in the pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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