Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FabianaMariquitoDeSousa_tcc.pdf958,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trajetória de reemprego : fatores que influenciam a recolocação do indivíduo ao mercado de trabalho formal
Autor(es): Sousa, Fabiana Mariquito de
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Coorientador(es): Fechine, Valéria Maria Rodrigues
Assunto: Regressão logística (Estatística)
Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
Análise de regressão
Desemprego
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 27-Jun-2022
Referência: SOUSA, Fabiana Mariquito de. Trajetória de reemprego: fatores que influenciam a recolocação do indivíduo ao mercado de trabalho formal. 2021. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: No Brasil, os postos de empregos formais são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a fim de garantir a melhor estrutura de emprego para empregado e empregador. No cenário econômico atual, o mercado de trabalho formal se encontra estagnado na criação de postos desde 2015. Neste trabalho, foi feito um estudo de caso utilizando os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) fornecida pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, dos trabalhadores do município de São Paulo com vínculos formais desligados em 2015 e acompanhados ao longo de 2016 a 2018. Tem por objetivo, analisar as probabilidades de retorno ao mercado de trabalho formal com base nas características dos indivíduos e informações prestadas pelos estabelecimentos. A técnica aplicada foi a Regressão Logística Politômica Ordinal que apresentou evidências de maiores probabilidades em direção ao não retorno para indivíduos pretos e pardos, pessoas desligadas de estabelecimento de grande porte, trabalhadores do sexo masculino, pessoas com menos idade, menor remuneração e menos tempo de permanência no vínculo desligado. Deste modo, tornar-se útil a utilização desses resultados para subsidiar discussões que possibilitem entender a dinâmica do mercado trabalho formal e incentivar outras análises sobre o assunto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.