Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31223
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LorennaOliveiraLima_tcc.pdf2,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Patrimonialização da Festa de Iemanjá e da Praça dos Orixás do Distrito Federal como território sagrado dos saberes afro-brasileiros
Autor(es): Lima, Lorenna Oliveira
Orientador(es): Santos, Deborah Silva
Assunto: Musealização
Museologia
Distrito Federal (DF) - cultura
Distrito Federal (DF) - violência
Intolerância religiosa
Religiões afro-brasileiras
Data de apresentação: 30-Mai-2022
Data de publicação: 27-Jun-2022
Referência: LIMA, Lorenna Oliveira. Patrimonialização da Festa de Iemanjá e da Praça dos Orixás do Distrito Federal como território sagrado dos saberes afro-brasileiros. 2022. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Praça dos Orixás, localizada em Brasília – DF, identificada como lugar de memória afro-brasileira, é um território de relevante expressão simbólica para a constituição e manifestação das identidades religiosas de matriz africana. O recente registro da Praça dos Orixás como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal exemplificou as discrepâncias existentes entre o reconhecimento de bens representativos da cultura negra no DF e a sua contribuição para a cidade. A Praça dos Orixás tem sido alvo de discriminação e segregação religiosa, apesar da majoritariedade da população autodeclarada negra no DF. Tendo como base os pressupostos da Museologia Social, fica demonstrada a necessidade de renovação dos parâmetros museológicos na perspectiva decolonial para a subversão das lógicas de colonialidade/modernidade, para a valoração dos patrimônios reforçando a redução das desigualdades culturais, raciais e religiosas e promovendo um equilíbrio entre a representatividade e a valoração patrimonial das culturas afro-brasileiras.
Abstract: Praça dos Orixá is identified as a place of Afro-Brazilian memory, located in Brasília – DF. It is a territory of relevant symbolic expression for the constitution and manifestation of religious identities originally from Africa. The recent registration of Praça dos Orixás as Intangible Heritage of the Distrito Federal exemplified the existing discrepancies between the recognition of representations of the black culture in the DF and their contribution to the city. Praça dos Orixás has been the target of discrimination and religious segregation, despite the majority of the self-declared black population in the DF. Based on the assumptions of Social Museology, it is necessary to renew museological parameters from a decolonial perspective in order to subvert the coloniality/modernity logics, for the valuation of heritage, reinforcing the reduction of cultural, racial and religious inequalities and promoting a balance between representativeness and heritage valuation of Afro-Brazilian cultures.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.