Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_OmarRodrigoDaSilvaJunior_tcc.pdf2,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento de acervos : uma proposta de documentação museológica para os equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa SECEC/DF
Autor(es): Silva Junior, Omar Rodrigo da
Orientador(es): Considera, Andréa Fernandes
Assunto: Museus
Museus - administração
Documentação
Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)
Data de apresentação: 15-Mar-2022
Data de publicação: 27-Jun-2022
Referência: SILVA JUNIOR, Omar Rodrigo da. Mapeamento de acervos : uma proposta de documentação museológica para os equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa SECEC/DF. 2022. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho apresenta o projeto de mapeamento dos acervos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, que teve como documento norteador a Resolução Normativa nº2 do Ibram. O objetivo foi debater como o mapeamento se encaixa como documentação museológica, analisar na prática como é a aplicabilidade dessa Normativa e discutir uma possibilidade de como ela pode ser empregada e desenvolvida nos museus brasileiros. Apesar da documentação museológica estar bem desenvolvida em certos museus e haver uma base para seu desenvolvimento, não há uma metodologia exata ou definição de quais são os melhores campos, até mesmo para os campos mais básicos que precisam estar presente. A reflexão presente nesse trabalho é de que o mapeamento se encaixa como documentação museológica por proporcionar liberdade quanto ao tratamentodos objetos antes de serem musealizados.
Abstract: The present work presents the project of mapping the collections of the Secretary of Culture of Brasília which had as its guiding document the Normative Resolution nº 2 of Ibram. The objective was to debate how the mapping fits as museological documentation to analyze in practice how the applicability of this Regulation is and to discuss a possibility of how it can be used and developed in Brazilian museums. Although museological documentation is well developed in certain museums and there is a basis for its development, there is no exact methodology or definition of which are the best fields even for the most basic fields that need to be present. The reflection present in this work is that the mapping fits as museological documentation as it provides freedom regarding the treatment of objects before being musealized.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.