Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GuilhermeMoreiraDeCarvalho_tcc.pdf697,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Saulo Machado Mello de-
dc.contributor.authorCarvalho, Guilherme Moreira de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Guilherme Moreira de. Discutindo a acessibilidade do servidor público surdo na administração: um estudo sobre a aplicabilidade do art. 26 do Decreto n.º 5.626/2005. 2021. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO foco desta pesquisa consiste na discussão acerca da importância da Acessibilidade prevista no art. 26º do Decreto n.º 5.626/2005 (BRASIL, 2005). Ademais, em relação ao referencial teórico, cumpre comentar que os conceitos de Cultura e de Identidade Surda, de acordo com estudos apresentados por Strobel (2009), Hall (2004) e Moura (2015), serão abordados com o objetivo de explicitar a importância dos direitos e do reconhecimento do indivíduo Surdo na sociedade. Por fim, no tocante aos procedimentos metodológicos, cabe explicitar que a pesquisa adotará a perspectiva do “Estudo de Caso”, por meio de entrevista de 3 (três) servidores públicos surdos, tendo como referência normativa o disposto no art. 26º do Decreto n.º 5.626/2005 (BRASIL, 2005).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.titleDiscutindo a acessibilidade do servidor público surdo na administração : um estudo sobre a aplicabilidade do art. 26 do Decreto n.º 5.626/2005pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-29T12:17:18Z-
dc.date.available2022-06-29T12:17:18Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31272-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paperis a partial requirement for the completion of the course in Brazilian Sign Language -Portugueseas a Second Language (LSB-PSL), at the University of Brasília (UnB). The theme falls within the area of the study of Accessibility, and its theoretical references are studies focused on Deaf Culture and Identity; Accessibility; and Communication in social environments (in this specific case, Public Administration). Its object of study is the theme of accessibility. The main objective of this work is to discuss the relevance of accessibility for deaf public servants, under the terms ofart. 26 of Decree No.5626/2005. In turn, the specific objectives are the selection of theoretical reflections by scholars such as Strobel (2009), Hall (2004) and Moura (2015), who deal with the concepts of Culture, Deaf Identity and Humanized Communication; the applicationofa case study (interview with 3 deaf public servants); and the description of these perceptions about accessibility. To achieve the objectives, a qualitative and exploratory methodology was adopted. Interviews (semi-structured) were carried out in order to verify the perception of public servants about accessibility in public bodies.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.