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Título: Acessibilidade no ensino remoto emergencial da Universidade de Brasília : desafios e possibilidades
Autor(es): Santos, Beatriz Oliveira dos
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Assunto: Ensino remoto
Acessibilidade
Pessoas com deficiência
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 30-Jun-2022
Referência: SANTOS, Beatriz Oliveira dos. Acessibilidade no ensino remoto emergencial da Universidade de Brasília : desafios e possibilidades. 2022. 143 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo estruturou-se a partir da questão central: Qual a percepção dos estudantes com deficiência da Universidade de Brasília (UnB) a respeito da acessibilidade no ensino remoto emergencial? O estudo, então, objetivou analisar as experiências desses estudantes sob os aspectos de adaptação ao ensino remoto, acesso aos recursos de acessibilidade e a percepção sobre as condições de acessibilidade oferecidas pela UnB neste período. A pesquisa levantou, ainda, os desafios encontrados pelos alunos com deficiência para estudar on-line e as estratégias desenvolvidas pela UnB para garantir a acessibilidade durante o período de ensino remoto emergencial. Para o desenvolvimento da pesquisa e sua investigação, buscou-se, inicialmente, compreender os diferentes conceitos e dimensões da acessibilidade, os principais normativos legais que tratam sobre esse direito na educação superior e apresentar a Política de Acessibilidade da UnB, ancorando-se à luz dos autores Bacarin; Garcia e Leonardo (2018), Cury (2020) Sassaki (2005), Scott (2011) dentre outros. O estudo se caracteriza por uma pesquisa de abordagem mista que utiliza instrumentos e procedimentos dos métodos quantitativo e qualitativo, com o encontro de ambas nos resultados e, ainda, técnicas da pesquisa documental. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário on-line – aplicado aos estudantes com deficiência por meio da Diretoria de Acessibilidade (DACES), com a participação de 30 estudantes, e entrevista semiestruturada com a participação de 5 estudantes e das diretoras do Centro de Educação a Distância (CEAD) e da DACES. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que os respondentes classificam sua experiência com o ensino remoto como ruim e/ou regular devido as dificuldades com os recursos tecnológicos e tecnologias assistivas das disciplinas. Mostraram também que as estratégias de acessibilidade adotadas pela UnB durante o ensino remoto emergencial foram relevantes para a garantia da educação dos estudantes com deficiência, fortalecendo o compromisso institucional de democratização do acesso à Universidade. As considerações finais destacam que a UnB vem trabalhando para o aperfeiçoamento de suas ações e treinamento dos docentes para garantir os direitos desses estudantes a educação no ambiente acadêmico.
Abstract: Este estudio se estructuró sobre la base de la pregunta central: ¿Cuál es la percepción de los estudiantes discapacitados de la Universidad de Brasilia (UnB) sobre la accesibilidad en la educación de emergencia remota? El estudio tuvo entonces el objetivo de analizar las experiencias de estos estudiantes en los aspectos de adaptación a la enseñanza a distancia, acceso a recursos de accesibilidad y percepción de las condiciones de accesibilidad ofrecidas por UnB en este periodo. La investigación también planteó los desafíos que enfrentan los estudiantes con discapacidad para estudiar en línea y las estrategias desarrolladas por UnB para garantizar la accesibilidad durante el periodo de enseñanza a distancia de emergencia. Para el desarrollo de la investigación y su investigación, inicialmente se buscó entender los diferentes conceptos y dimensiones de la accesibilidad, las principales normas legales que tratan de este derecho en la educación superior, y presentar la Política de Accesibilidad de la UnB, aunque anclada a la luz de los autores Bacarin; García y Leonardo (2018), Cury (2020) Sassaki (2005), Scott (2011) y otros. El estudio se caracteriza por una investigación con enfoque mixto que utiliza estrategias de los métodos cuantitativos y cualitativos, con la reunión de ambos en los resultados e incluso en las técnicas de investigación documental. Las herramientas de investigación utilizadas fueron: Cuestionario en línea - aplicado a estudiantes inscritos en la Junta de Accesibilidad (DACES) con la participación de 30 estudiantes y una entrevista semiestructurada con la participación de 5 estudiantes y los directores del Centro de Educación a Distancia (CEAD) y DACES. Los resultados obtenidos de la investigación mostraron que los estudiantes clasifican su experiencia como pobre y/o regular debido a las dificultades con los recursos tecnológicos y las tecnologías de asistencia de las disciplinas. También demostraron que las estrategias de accesibilidad adoptadas por la OnuB durante la educación a distancia de emergencia eran pertinentes para garantizar la educación de los estudiantes discapacitados, fortaleciendo el compromiso institucional con la democratización del acceso a la universidad. Las últimas consideraciones señalan que UnB ha estado trabajando para mejorar sus acciones y capacitar a los profesores para garantizar los derechos de estos estudiantes a la educación en el entorno académico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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