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dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorMello, Bianca Atanes da Silva de-
dc.identifier.citationMELLO, Bianca Atanes da Silva de. A criança e o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental I. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo compreender a importância do processo de transição da criança na Educação Infantil para o Ensino Fundamental I. A pesquisa bibliográfica, apoiada em fontes secundárias, apoiou-se nos estudos de Facci (2004), Vygotsky (1984) e Kishimoto (2010) e foi realizada por meio da abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram análise em fontes primárias e secundárias. A fonte primária do meu trabalho foi o Projeto Político Pedagógico (PPP) e os documentos legais que foram consultados para a realização da pesquisa, tais como Constituição Federal 1988, Leis de Diretrizes, Base (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI). Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de um projeto de transição nas escolas de Educação Infantil. Existem bases legais e estudos que nos orientam sobre a transição. Eles nos dão a direção para se fazer uma transição tranquila, levando em consideração toda jornada da criança até a chegada no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - desempenho dos alunospt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleA criança e o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-01T11:01:16Z-
dc.date.available2022-07-01T11:01:16Z-
dc.date.submitted2022-05-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31301-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to understand the importance of the child's transition process from Early Childhood Education to Elementary School I. The bibliographic research, supported by secondary sources, was supported by studies by Facci (2004), Vygotsky (1984) and Kishimoto ( 2010) and was carried out using a qualitative approach. The procedures used were analysis of primary and secondary sources. The primary source of my work was the Political Pedagogical Project (PPP) and the legal documents that were consulted for the research. Legal documents, such as the Federal Constitution 1988, Laws of Guidelines, Base (LDB), National Curricular Common Base (BNCC) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI). The research results showed the importance of a transition project in Early Childhood Education schools. There are legal bases and studies that guide us on the transition. They give us the direction to make a smooth transition, taking into account the child's entire journey until arrival in elementary school.pt_BR
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