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Título: O ciclo de vida dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal : temporalidade e condições de trabalho
Autor(es): Souza, Jéssika Rakel Nascimento
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professores - educação infantil
Distrito Federal (DF)
Professores - avaliação
Condições de trabalho - Distrito Federal (DF)
Trabalho docente
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 5-Jul-2022
Referência: SOUZA, Jéssika Rakel Nascimento. O ciclo de vida dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal : temporalidade e condições de trabalho. 2022. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa é um recorte das análises dos dados coletados pelo projeto de pesquisa “Ciclo de carreira dos professores do Distrito Federal: Temporalidade e condições de trabalho”, o intitulado projeto foi submetido a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação dos Professores/Pedagogos (GEPFAPe) pela Universidade de Brasília (UnB). O desenvolvimento desta pesquisa sobre o título “O CICLO DE VIDA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL: TEMPORALIDADE E CONDIÇÕES DE TRABALHO” com foco em analisar a Vida Profissional dos Professores as percepções sobre o ambiente escolar, tendo como ponto de partida o Ciclo de Vida Profissional dos Professores do Distrito Federal, permeando variáveis que se articulam com a finalidade de analisar a realidade vivenciada pelos docentes. Está é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, embasado no teórico-metodológico da psicologia Sócio Histórica Vigotskiana, implicando analisar o sujeito professor no seu processo histórico de constituição e desenvolvimento, revelando a sua vulnerabilidade, suas condições de trabalho e o tempo de permanência. As reflexões pontuadas acerca das condições de trabalho docente delineiam um quadro preocupante. A melhoria das condições de trabalho é crucial para revitalizar um trabalho muito precarizado, não há como se espelhar em outros países onde as condições de produção da educação são muito distintas daquelas a que estamos submetidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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