Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31325
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JessikaRakelNascimentoSouza_tcc.pdf401,56 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorSouza, Jéssika Rakel Nascimento-
dc.identifier.citationSOUZA, Jéssika Rakel Nascimento. O ciclo de vida dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal : temporalidade e condições de trabalho. 2022. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa é um recorte das análises dos dados coletados pelo projeto de pesquisa “Ciclo de carreira dos professores do Distrito Federal: Temporalidade e condições de trabalho”, o intitulado projeto foi submetido a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação dos Professores/Pedagogos (GEPFAPe) pela Universidade de Brasília (UnB). O desenvolvimento desta pesquisa sobre o título “O CICLO DE VIDA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL: TEMPORALIDADE E CONDIÇÕES DE TRABALHO” com foco em analisar a Vida Profissional dos Professores as percepções sobre o ambiente escolar, tendo como ponto de partida o Ciclo de Vida Profissional dos Professores do Distrito Federal, permeando variáveis que se articulam com a finalidade de analisar a realidade vivenciada pelos docentes. Está é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, embasado no teórico-metodológico da psicologia Sócio Histórica Vigotskiana, implicando analisar o sujeito professor no seu processo histórico de constituição e desenvolvimento, revelando a sua vulnerabilidade, suas condições de trabalho e o tempo de permanência. As reflexões pontuadas acerca das condições de trabalho docente delineiam um quadro preocupante. A melhoria das condições de trabalho é crucial para revitalizar um trabalho muito precarizado, não há como se espelhar em outros países onde as condições de produção da educação são muito distintas daquelas a que estamos submetidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - educação infantilpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordCondições de trabalho - Distrito Federal (DF)pt_BR
dc.subject.keywordTrabalho docentept_BR
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.titleO ciclo de vida dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal : temporalidade e condições de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T11:24:24Z-
dc.date.available2022-07-05T11:24:24Z-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31325-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.