Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31328
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoVitorBarretoGomesSa_tcc.pdf3,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Borboletas, mariposas, pássaros e outros impossíveis bichos com asas : intercâmbio e investigação infantil no contexto dos Semilleros de Investigação
Autor(es): Sá, João Vitor Gomes de
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação
Intercâmbio educacional
América Latina
Infância
Projetos - avaliação
Projetos educacionais
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 5-Jul-2022
Referência: SÁ, João Vitor Gomes de. Borboletas, mariposas, pássaros e outros impossíveis bichos com asas : intercâmbio e investigação infantil no contexto dos Semilleros de Investigação 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O seguinte trabalho tem como tema o " intercâmbio, curiosidade e investigação infantil no contexto dos Semilleros de Investigação" e acompanhado da questão: Qual é o impacto de experiências vividas por meio dos intercâmbios formativos dos Semilleros de Investigação? Como objetivo geral de pesquisa e diretamente vinculado à questão de pesquisa: compreender o impacto das experiências vividas em intercâmbios formativos vinculados aos Semilleros de Investigação. Além de três objetivos específicos, são eles: registrar a história de constituição dos Semilleros de Investigação pela América Latina - Colômbia, Chile e Brasil; problematizar a importância dos intercâmbios para o percursos formativo de pedagogos e pedagogas e sintetizar e traduzir experiências e histórias marcantes vividas em registros visuais através de fotografias e desenhos. A abordagem escolhida para o direcionamento metodológico foi a qualitativa — iniciando-se pela elaboração de um ensaio teórico a partir de um relato de experiência pessoal, além de um registro visual que sintetiza essa experiência vivida. Durante o percurso são utilizados alguns autores e autoras, como: Freire (1996) (2013), Vigotski (2003) (2009), Spinoza (2009), Hooks (2013), Rodrigues (2018) e Muñoz (2012) para acompanhar a reflexão. Por fim, nas considerações finais, apontamos para o impacto transformador da prática pedagógica que decorre da experiência dos intercâmbios e apresentamos os próximos caminhos e desdobramentos do ensaio — os passos para a construção de um livro infantil inspirado por essas experiências.
Abstract: The theme this present work revolves around is "exchange programs, curiosity and childhood investigation in the context of Semilleros de Investigação (Research Sowers)" and is accompanied by the question: What's the impact of experiences lived through the formatives exchange programs of the Semilleros de Investigação? The overall objective of this essay is to comprehend the impact of experiences lived in formative exchange programs linked to Semilleros de Investigação, besides other three specific goals. Which are: to register the history of the constitution of the Semilleros de Investigação in Latin America - Colombia, Chile and Brazil; to value the importance of exchange programs in the formative path of pedagogues and to sintetize and translate experiences and bold stories through photographs and illustrations. The chosen approach for the research was the qualitative – initiated by the writing of a theoric essay based on a personal experience, besides a visual register that condenses the experience lived in the process. Some authors helped the to accompany the reflections on the text, such as: Freire (1996) (2013), Vigotski (2003) (2009), Spinoza (2009), Hooks (2013), Rodrigues (2018) e Muñoz (2012). In the end, as a conclusion, there is a comment about the next steps and others ramifications of the essay — the steps to the construction of a children's book inspired by those experiences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.