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2021_AlexDaPurificacao_LucasRicardi_tcc.pdf11,51 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMachado, Marcela Rodrigues-
dc.contributor.authorPurificação, Alex Silva da-
dc.contributor.authorRicardi, Lucas Martins-
dc.identifier.citationPURIFICAÇÃO, Alex Silva da; RICARDI, Lucas Martins. Análise cinemática e dinâmica de uma transmissão continuamente variável. 2021. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo a criação de uma ferramenta para a predição do comportamento de uma transmissão continuamente variável (CVT) de polias expansivas com acionamento mecânico, a partir da análise cinemática e dinâmica do sistema. Para isso, dividiu-se o problema em dois modelos distintos, o primeiro com respeito a correia, que considera a sua discretização e análise em nós, e o segundo para os mecanismos de acionamento, com o desenvolvimento de um balanço de forças em regime estático, acoplando-se os modelos pela força axial que o mecanismo de acionamento aplica sobrea correia. O algoritmo de correia elaborado foi comparado com resultados numéricos e experimentais encontrados em bibliografias, apresentando comportamento semelhante para curvas de força trativa, força de compressão e força de atrito. Para as simulações com força axial constante, verificou-se que o modelo de atrito é capaz de representar a interação entre as polias e a correia com resultados coerentes para análise cinemática e curvas de torque. Por fim, foram apresentados e discutidos os resultados para análise do acoplamento dos mecanismos de controle impondo forças axiais variáveis, e analisou-se a partir de estudos de sensibilidade as influências dos parâmetros de controle de massa do rolete, rigidez das molas e ângulo de came da polia secundária.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordMotorespt_BR
dc.subject.keywordTransmissões continuamente variáveis (CVTs)pt_BR
dc.titleAnálise cinemática e dinâmica de uma transmissão continuamente variávelpt_BR
dc.title.alternativeKinematic and dynamic analysis of a continuously vari-able transmissionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T14:29:24Z-
dc.date.available2022-07-07T14:29:24Z-
dc.date.submitted2021-05-31-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31361-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to create a tool for the prediction of the behavior of a pulley-basedcontinuously variable transmission (CVT) with mechanical drive, based on the kinematicand dynamic analysis of the system. For this, the problem was divided into two distinctmodels, the first with respect to the belt, which considers its discretization and analysis innodes, and the second for the drive mechanisms, with the development of a balance of forcesin a static regime, coupling the models by the axial force that the drive mechanism appliesto the belt. The developed belt algorithm was compared with numerical and experimentalresults found in bibliographies, showing similar behavior for tractive force, compressionforce and friction force curves. For simulations with constant axial force, it was foundthat the friction model is able to represent the interaction between the pulleys and thebelt with coherent results for kinematic analysis and torque curves. Finally, the resultswere presented and discussed for the analysis of the coupling of the control mechanism simposing variable axial forces, and the sensitivity of the model for the following paramaters: flyweight mass, spring stiffness and secondary pulley cam angle.pt_BR
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