Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31374
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielVidalCarvalhoAntero_tcc.pdf1,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do desempenho operacional e potencial de recuperação de fósforo da Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul (DF)
Autor(es): Antero, Gabriel Vidal Carvalho
Orientador(es): Amorim, Ariuska Karla Barbosa
Assunto: Lodo residual
Esgoto - tratamento
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 12-Jul-2022
Referência: ANTERO, Gabriel Vidal Carvalho. Avaliação do desempenho operacional e potencial de recuperação de fósforo da Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul (DF). 2020. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O crescimento populacional acompanha um aumento na geração de águas residuárias, sejam domésticas ou industriais. O lançamento de águas residuárias in natura em corpos hídricos, resultado da carência de sistemas de coleta e tratamento desses resíduos e da ineficiência de sistemas existentes, contribuem para a degradação dos mananciais, prejudicando a vida aquática e causando transtornos de saúde pública em todo o mundo. No Brasil, a busca pela universalização do saneamento é obstruída, principalmente, pela inviabilidade técnica e/ou econômica, impossibilitando infraestruturas convencionais de saneamento em locais de baixa densidade demográfica. O desafio é evidente com os dados dos sistemas de monitoramento do saneamento, destacando-se os relatórios anuais do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Em um país que dispõe de uma parcela significativa da água doce disponível no planeta, a dispersão populacional não é um fator que impede o acesso à água potável, gerando bons índices de abastecimento. Entretanto, os índices de coleta e tratamento de esgoto são preocupantes, gerando prejuízos à preservação dos mananciais, diminuindo a disponibilidade de água. A Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul (ETEB Sul),em busca de diminuir o impacto gerado pelos efluentes domésticos, possui um sistema de tratamento terciário, com lodos ativados e remoção biológica de nutrientes, além de um processo de polimento final, almejando remover sólidos suspensos e fósforo. A necessidade da remoção de fósforo é relacionada com as características do Lago Paranoá, manancial de abastecimento de Brasília, corpo receptor lêntico de classe 2.Na metodologia, foi avaliado o desempenho operacional alcançado pelo sistema adotado. Foram analisa dos dados de concentração de matéria orgânica, nutrientes e Escherichia coli, antes, durante e depois do tratamento da ETEB Sul, além de possibilidades de recuperação de fósforo. Os resultados demonstram a necessidade de rever alguns processos do tratamento considerando as características do Lago Paranoá. Com o aumento populacional nas regiões administrativas, as ETEs que utilizam o lago como corpo receptor, poderão ter que adicionar etapas de desinfecção, em favor da balneabilidade e enquadramento, e reaproveitamento de fósforo, diminuindo a carga de nutrientes no sistema concomitante à lucrativa produção de fertilizantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.