Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31384
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VirgilioCostaDeAlmeida_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Simulação das cargas de poluição da água na bacia hidrográfica do Ribeirão Sobradinho - DF
Autor(es): Almeida, Virgílio Costa de
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Assunto: Ocupações territoriais
Água - qualidade
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 18-Jul-2022
Referência: ALMEIDA, Virgílio Costa de. Simulação das cargas de poluição da água na bacia hidrográfica do Ribeirão Sobradinho - DF. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As bacias hidrográficas brasileiras estão sendo constantemente submetidas a mudanças de uso e ocupação do solo, principalmente as relacionadas à urbanização, agricultura e mineração. A bacia hidrográfica do ribeirão Sobradinho (DF) é constituída por um mosaico de usos e ocupações do solo e passa, desde a década de 1990, por uma intensificação da ocupação urbana, além de possuir áreas ocupadas com agricultura e mineração. Essas alterações provocam mudanças quantitativas e qualitativas no ciclo hidrológico. A simulação de poluição da água em bacias é uma forma de ampliar o entendimento sobre os efeitos das cargas lançadas nos sistemas analisados e, também, prever cenários futuros. A modelagem hidrológica utilizando-se o Soil and Water Assessment Tool–SWAT–possui a capacidade, a partir dedados cartográficos (mapas de declividade, solo e uso e ocupação de solo), climáticos e parametrização relacionada às realidades simuladas, gerar estimativas sobre o comportamento hidrológico em termos de vazão e qualidade de água dos corpos aquáticos de uma bacia hidrográfica. O presente trabalho teve como objetivo aplicar o modelo SWAT, interface ArcSWAT, para simulação dos impactos das cargas poluentes na qualidade da água do ribeirão Sobradinho, com vistas ao entendimento das condições atuais e das perspectivas futuras. Foram realizadas calibrações automáticas (SWAT-Cup) no período de 2004 a 2013. Mesmo com a realização de variadas tentativas de calibração, os resultados foram considerados insatisfatórios com o valor de Coeficiente de Nash-Sutcliffe (NSE) de -1,8 e R2 de 0,22. Foram realizadas comparações entre os dados simulados pelo modelo e dados observados no monitoramento realizado pela Agência Reguladora das Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) com os valores limites de qualidade de água estabelecidos pelo enquadramento do ribeirão Sobradinho – Classe 3 de qualidade (Resolução CONAMA n° 357/2005)–para as variáveis nitrato, demanda bioquímica de oxigênio, nitrogênio e fósforo. Foram simuladosdois cenários que consideraram o aumento da carga pontual advinda da Estação de Tratamento de Esgotos de Sobradinho (DF) em duas e três vezes a vazão e a carga de DBO existentes na atualidade. Mesmo com o aumento da vazão nos cenários simulados, as simulações retornaram valores de vazão subestimados para o Ribeirão e valores das variáveis de qualidade superestimados. A aplicação do SWAT na modelagem da bacia do ribeirão Sobradinho mostrou-se como um enfoque de análise com potencial para contribuir com variadas análises importantes que poderão ser aplicadas para auxiliar na gestão de qualidade da água da área no futuro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.