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dc.contributor.advisorSantos, Eraldo Ricardo dos-
dc.contributor.authorSantana, Matheus de Andrade-
dc.identifier.citationSANTANA, Matheus de Andrade. Endomarketing: um estudo de caso na agência de um Banco Público da cidade de Paraíso do Tocantins. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração. Curso de graduação em Administração à distância, 2011.en
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo avaliar as ações e ferramentas de endomarketing utilizadas na agência de um banco público na cidade de Paraíso do Tocantins, utilizando os conceitos de endomarketing para melhorar o seu desempenho e atingir seus objetivos organizacionais, além de avaliar os meios de comunicação, as lideranças, o clima organizacional na agência e a motivação e comprometimento dos funcionários. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica procura contextualizar o tema endomarketing e assuntos correlatos tais como: comunicação, motivação e satisfação no trabalho, liderança, cultura e clima organizacional. O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva que utiliza as formas de estudo de caso e pesquisa documental. Após a entrevista com os funcionários, os dados foram tabulados e criticados. Os resultados apontam que os conceitos de endomarketing são praticados na Agência Paraíso. A pesquisa de satisfação com relação aos meios de comunicação revelou-se de modo geral que os funcionários estão satisfeitos com a funcionalidade e usabilidade das ferramentas, embora alguns meios de comunicação precisem ser revistos de modo a corrigir desvios. Com relação à motivação revelou-se de modo geral que os funcionários estão motivados e comprometidos com as metas e objetivos da agência. Em relação ao treinamento, revelou-se que os funcionários se utilizam com maior freqüência de cursos na modalidade auto-instrucional para aprimoramento, porém a pesquisa constatou que o tempo disponibilizado semanalmente para treinamento é insatisfatório. A pesquisa de clima organizacional seguiu a mesma tendência da pesquisa de motivação, ao revelar que a agência apresenta um clima organizacional satisfatório, com administração participativa e lideranças abertas ao diálogo. Como oportunidades de melhoria do desempenho o trabalho recomenda: a disponibilização de um ambiente adequado para o estudo de cursos auto-instrucionais em agência; a correção nos desvios apresentados em alguns meios de comunicação como a central de atendimento e o aplicativo resolve. Melhor aproveitamento da TV institucional e melhor divulgação da disponibilidade e importância do uso do email coorporativo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEndomarketingen
dc.subject.keywordCultura organizacionalen
dc.subject.keywordClima organizacionalen
dc.titleEndomarketing : um estudo de caso na agência de um Banco Público da cidade de Paraíso do Tocantinsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-03-16T13:54:31Z-
dc.date.available2012-03-16T13:54:31Z-
dc.date.issued2012-03-16T13:54:31Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3138-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3138pt_BR
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