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Título: O patrimônio memeal em tempos de Covid-19 : análise a partir do acervo do #MUSEUdeMEMES
Autor(es): Mejia, Fabiana da Rocha
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Meme (Internet)
Covid-19
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 11-Mar-2022
Data de publicação: 25-Jul-2022
Referência: MEJIA, Fabiana da Rocha. O patrimônio memeal em tempos de Covid-19: análise a partir do acervo do #MUSEUdeMEMES. 2022. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o processo de musealização dos memes de internet da pandemia de COVID-19. Tendo como objetivo geral analisar os memes de pandemia da COVID-19 a partir do acervo do #MUSEUdeMEMES;seusobjetivos específicos são:(a) apresentar os conceitos de memes e a história do #MUSEUdeMEMES; (b) debater as perspectivas da virtualidade no âmbito dos museus e a importância dos memes para os estudos da museologia e (c) contextualizar a pandemia de COVID-19no mundo e explorar os memes sobre ela -por meio do acervo do #MUSEUdeMEMES. A metodologia se baseia em revisão de literatura, análise do site do #MUSEUdeMEMES e entrevista. Dessa forma, concluiu-se que os memes de internet têm densidade e, portanto, são passíveis de musealização. São unidades de informação (ou desinformação) que viajam pela internet em alta velocidade, tendo como base o humor. Eles são capazes de revelar diversos aspectos sobre a comunidade que os compartilha e, sendo assim, fazem parte da memória social e coletiva. Sua preservação em um museu evidencia sua relevância para a sociedade, sobretudo durante a pandemia de COVID-19. Portanto, com base na definição da Unesco (2003), consideram-se aqui os memes como patrimônio digital. Colocado isso, a partir do #MUSEUdeMEMES, entende-se também que debates sobre virtualidade, em um contexto museal, são importantes para a Museologia. Em vista que a área precisa estar se reinventando e acompanhando os avanços da humanidade.
Abstract: The present research intends to study the process of musealization of the COVID-19 pandemic internet memes. Its general objectiveis to analyze the COVID-19 pandemic memes from the collections of the #MUSEUdeMEMES; as specific objectives being: (a) to introduce the concepts of memes and the history of the #MUSEUdeMEMES; (b) to debate the virtuality perspectives within the scope of museums and the importance of memes to museology studies and (c) to contextualize the COVID-19 pandemic and to explore its memes –through the collections of the #MUSEUdeMEMES. The methodology chosen it is based on literature review, #MUSEUdeMEMES’s website analysis and interview. Thus, it is understood that internet memes have density and, because of it, can be musealized. They are information (or disinformation) units that travel throughout the internet at a high speed, having humor as its base. They can reveal various aspects about the community that shares them, and so, making them a part of the social and collective memory. Its preservation in a museum emphasizes its relevance to society, especially during the COVID-19 pandemic. Thence, according to Unesco’s (2003) definition, in this paper we understand memes as digital heritage. Finally, considering the #MUSEUdeMEMES, we acknowledge that debates about virtuality, in a museum context, are important to the Museology. Since the area needs to be constantly re-inventing itself and following humanities’ advances.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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