Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarinaFrancaDeAndrade_tcc.pdf794,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qual é o nível de entendimento dos discentes da Universidade de Brasília sobre contabilidade criativa?
Autor(es): Andrade, Marina França de
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Gerenciamento de resultados (GR)
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Contabilidade
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: Abr-2021
Data de publicação: 26-Jul-2022
Referência: ANDRADE, Marina França de. Qual é o nível de entendimento dos discentes da Universidade de Brasília sobre contabilidade criativa?. 2021. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho tem por objetivo verificar o nível de entendimento dos universitários quanto à contabilidade criativa. É arrazoado aqui sobre a percepção e o entendimento dos estudantes do curso de ciências contábeis frente à contabilidade criativa no exercício da profissão. A pesquisa explora a necessidade de maiores instruções por parte do curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, o método utilizado foi a aplicação de questionário contendo casos verídicos exemplificativos. A análise dos dados mostra que 50,5% dos discentes sabem qual é o conceito de contabilidade criativa, porém, 49,5% se equivocaram. Também, 88,9% dos alunos desejam que tenha uma disciplina específica para abordar o tema. Conclui-se que a contabilidade criativa não é massivamente compreendida por parte dos estudantes, e há a necessidade de estudos aprofundados a respeito dessa ferramenta, para orientar e informar aos universitários quanto à sua relevância.
Abstract: The objective is to verify the level of understanding of university students regarding creative accounting. It is discussed here about the perception and understanding of students in the accounting sciences course in relation to creative accounting in the exercise of their profession. The research explores the need for further instruction from the course. It is a qualitative descriptive research, the method used was the application of a questionnaire of exemplary true cases. An analysis of the data shows that 50.5% of the students know what the concept of creative accounting is, however 49.5% were mistaken. Also, 88.9% of students wish to have a specific subject to address the topic. It is concluded that creative accounting is not widely understood by students, and there is a need for in-depth studies about this tool, to guide and inform university students about their company.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.