Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31445
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrenoDanielSiqueira_tcc.pdf375,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Incidências de movimentos sociais na ação pública do Distrito Federal : o caso da instrumentação do passe livre estudantil
Autor(es): Siqueira, Breno Daniel
Orientador(es): Cruz, Fernanda Natasha Bravo
Assunto: Mobilidade urbana
Transporte público
Movimentos sociais
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 26-Jul-2022
Referência: SIQUEIRA, Breno Daniel. Incidências de movimentos sociais na ação pública do Distrito Federal: o caso da instrumentação do passe livre estudantil. 2022. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O tema da mobilidade urbana é transversal, relevante ao campo de políticas públicas, e pode ser bem compreendido por meio da análise da ação pública e seus instrumentos. Observamos neste trabalho um dos principais instrumentos de ação pública de mobilidade urbana do Distrito Federal, o Passe Livre Estudantil, que viabiliza a mobilidade de estudantes de todo o DF desde 2010, de suas casas até seus ambientes escolares e estágio. O Movimento Passe Livre–DF é protagonista desta ação pública, e gerou incidências junto a atores nos poderes legislativo e executivo que, respectivamente, oportunizaram e viabilizaram esse direito. Como metodologia, foi realiza da a análise da instrumentação da ação pública, mobilizando documentos (atas de reunião, portarias, guias, manifestos) e 6 (seis) entrevistas semiestruturadas, para entendermos como se deu a sua dinâmica durante mais de uma década de ação pública de execução, com a observação de seus alcances e limites, bem como outras reverberações no campo da ação coletiva e da efetividade do instrumento de ação pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.