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Título: A intersetorialidade na gestão de políticas públicas penais : o caso do Projeto Ler, Liberta no Distrito Federal
Autor(es): Ferreira, Israel Motta
Orientador(es): Cruz, Fernanda Natasha Bravo
Assunto: Sistema penitenciário
Políticas educacionais
Políticas públicas
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 27-Jul-2022
Referência: FERREIRA, Israel Motta. A intersetorialidade na gestão de políticas públicas penais: o caso do Projeto Ler Liberta no Distrito Federal. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Neste trabalho objetiva-se analisar o Projeto de remição de pena pela leitura “Ler, Liberta: Uma perspectiva de ressocialização nos estabelecimentos penais do Distrito Federal”, o qual possibilita às pessoas privadas de liberdade do sistema prisional do Distrito Federal a diminuição de 4 dias de pena com a leitura de uma obra literária e a devida verificação dessa leitura por meio da realização de resumos críticos. Teve como objetivo investigar de que forma o Ler Liberta é realizado, verificar os processos de gestão intersetorial entre os atores envolvidos na gestão dessa política penal, bem como discutir as limitações que a política possui. Para isso, a pesquisa conta com uma discussão teórica com respeito ao conceito de intersetorialidade, apontando para a relação existente entre as políticas educacionais e prisionais e o contexto histórico das políticas educacionais no sistema prisional brasileiro. Ademais, a pesquisa permitiu apresentar os atores envolvidos, como se organizam, os processos, objetivos e metas, o seu público alvo e os instrumentos normativos que regulam o projeto Ler Liberta. Para tanto, mediante a revisão de literatura, foram mobilizados documentos da Secretaria de Educação do Distrito Federal, da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, e entrevistas com duas servidoras e também com pesquisadora, todas elas engajadas com a formulação e a implementação do Ler Liberta. Como resultado, foi possível perceber como ocorre a intersetorialidade no campo estratégico e operacional no projeto Ler Liberta; como ocorre a realização deste projeto nas unidades prisionais do Distrito Federal; e assim como os limites primários e secundários que a política possui.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
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