Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31522
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_YasminPaimMeloDaSilva_tcc.pdf13,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do crescimento de cinco gramíneas nativas do cerrado associadas a fungos micorrízicos arbusculares
Autor(es): Silva, Yasmin Paim de Melo Costa da
Orientador(es): Pastore, Júlio Barêa
Assunto: Sementes - germinação
Paisagismo
Fungos micorrízicos
Data de apresentação: 13-Abr-2022
Data de publicação: 1-Ago-2022
Referência: SILVA, Yasmin Paim de Melo Costa da. Análise do crescimento de cinco gramíneas nativas do cerrado associadas a fungos micorrízicos arbusculares. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As gramíneas nativas do Cerrado são de alta relevância ecológica e econômica para a restauração do Cerrado e uso no paisagismo. Da mesma forma, os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) apresentam grande potencial para o manejo sustentável do solo. A associação entre essas espécies é valiosa para práticas sustentáveis; porém, pesquisas sobre essa interação são incipientes. O presente estudo buscou analisar a taxa de germinação, o crescimento em altura e a taxa de colonização micorrízica arbuscular de cinco gramíneas nativas do Cerrado com potencial ornamental. O experimento foi conduzido no viveiro da prefeitura da Universidade de Brasília –UnB (PRC), localizado no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Distrito Federal –DF. Foram montados 50 vasos de PVC preenchidos igualmente com 10 litros (L) de substrato, Latossolo Vermelho de subsolo e foram separados em dois blocos de tratamento. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas constituídas da inoculação ou não com solo contendo esporos de fungos micorrízicos arbusculares coletado em área de Cerrado natural e, as subparcelas compostas de 5 espécies de gramíneas nativas do Cerrado: Aristida longifolia Trin., Loudetiopsis chrysothrix (Nees) Conert, Paspalum carinatum Humb. & Bonpl. ex Flüggé, Paspalum stellatum Humb. & Bonpl. ex Flüggée Trachypogon spicatus (L.f.) Kuntze. A partir da semeadura direta das gramíneas, o monitoramento da germinação e crescimento foi realizado mensalmente por medição simples totalizando 8 medições. Por último, foi realizada a estimativa de colonização por micorrizas pelo método Brundrettetal.(1996). As espécies Loudetiopsis chrysothrix, Paspalum stellatume Trachypogon spicatus foram consideradas promissoras para projetos de paisagismo e de restauração do Cerrado com base nos eu notável crescimento e desenvolvimento. Somente a espécie Aristida longifolia apresentou melhora significativa na taxa de germinação com a adição de esporos micorrízicos. Houve efeito micorrízico sobre o crescimento em alturadas espécies Paspalum stellatum e Trachypogon spicatus no período da seca. Espera-se que as informações obtidas subsidiem atividades de projeto, implantação e manejo de áreas verdes e/ou degradadas com espécies nativas do Cerrado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.