Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IngridDiasMilitao_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise da cooficialização da língua guaraní no município de Tacuru no Mato Grosso do Sul
Autor(es): Militão, Ingrid Dias
Orientador(es): Menezes, Francisco Cláudio Sampaio de
Assunto: Linguística
Diversidade cultural
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 1-Ago-2022
Referência: MILITÃO, Ingrid Dias. Uma análise da cooficialização da língua guaraní no município de Tacuru no Mato Grosso do Sul. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As recentes políticas de reconhecimento da diversidade cultural e linguística do Brasil conduziram a políticas linguísticas de cooficialização de línguas indígenas e de imigração a nível municipal. Este trabalho é uma pesquisa documental da cooficialização da língua guarani no município de Tacuru no Mato Grosso do Sul que tem como objetivo analisar a extensão da lei de cooficialização do guarani, quais espaços a língua passa a ocupar oficialmente e se na prática a língua está sendo utilizada no espaço que lhe foi concedido. A metodologia consiste na coleta de dados sobre o uso da língua guarani em ambientes formais como escola, hospitais e meios de comunicação. Esse estudo tem como base teorias linguísticas de especialistas que atuam na área de política e planejamento linguístico como Louis-Jean Calvet, Rosangela Morello e Harold Schiffmann. Após a análise de dados pode-se concluir que apesar da língua guarani ter sido cooficializada, na prática a língua praticamente ainda não é utilizada nos espaços que a lei de cooficialização lhe concedeu. A língua carece de planejamento linguístico fazendo com que sua implementação seja temporariamente precária.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.