Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31525
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EnriqueJaeggerSolla_tcc.pdf2,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão de resíduos eletrônicos e suas interfaces com a economia e a saúde ambiental
Autor(es): Solla, Enrique Jaegger
Orientador(es): Nogueira, Jorge Madeira
Coorientador(es): Sodré, Fernando Fabriz
Assunto: Economia ambiental
Resíduos eletroeletrônicos
Educação ambiental
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 1-Ago-2022
Referência: SOLLA, Enrique Jaegger. A gestão de resíduos eletrônicos e suas interfaces com a economia e a saúde ambiental. 2018. 120 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Nas últimas décadas, os resíduos eletroeletrônicos sobressaíram como a categoria de resíduo sólido com crescimento mais acelerado, estimulado pelo aumento quase exponencial da sua produção, pelo tempo de vida útil curto, pela obsolescência veloz e pela busca por parte do consumidor de versões mais recentes de eletroeletrônicos. Com o impulso dado pelo movimento ambientalista, convenções multilaterais voltadas à saúde ambiental têm ganhado destaque no mundo e legislações mais duras em países desenvolvidos foram promulgadas, provocando uma causalidade. Regras mais rígidas e altos custos relativos à disposição final desses resíduos incentivaram agentes econômicos a exportar o problema para países em desenvolvimento com carência de leis específicas e seu cumprimento. Devido à enorme quantidade de exportações ilegais, não existem dados exatos sobre o fluxo de resíduos eletrônicos; logo estimativas são elaboradas por pesquisadores acadêmicos para determinar a sua escala aproximada. Foi observado também que os resíduos eletrônicos possuem interações com a saúde ambiental e a economia. A grande maioria desses resíduos contém poluentes danosos ao meio ambiente e, também, componentes com alto potencial econômico de reciclagem. Algumas alternativas sustentáveis para fins de mitigar esse problema foram sugeridas. Por fim, foi constatada a situação da legislação brasileira, que deve ser aperfeiçoada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.