Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GiovanaSilvaAlbuquerque_tcc.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de tesauro de candomblé Ketu
Autor(es): Albuquerque, Giovana Silva
Orientador(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Tesauros
Recuperação da informação
Candomblé
Data de apresentação: 19-Abr-2022
Data de publicação: 1-Ago-2022
Referência: ALBUQUERQUE, Giovana Silva. Proposta de tesauro de candomblé Ketu. 2022. 176 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta o processo de construção de um tesauro que aborda a terminologia utilizada no tratamento da informação da área de Candomblé, com termos embasados na bibliografia da área. A pesquisa tem como resultado a construção de um Tesauro de Candomblé, especificamente de Ketu. Não foram encontrados tesauros que tratem da linguagem especializada da área. Área esta, que vem tendo mais visibilidade exponencialmente nas últimas décadas, levando à criação de museus e coleções especializadas no tema. Este trabalho dá suporte ao tratamento da linguagem da área, recuperação da informação e a preservação da memória. Para a construção do tesauro, foram identificados possíveis relacionamentos entre conceitos que compõem a área de estudo do tesauro, e suas categorias e estrutura são demonstradas. Como base é utilizada bibliografia específica sobre Candomblé e o manual de construção de tesauros ISO-2788. É apresentado um histórico do Candomblé, que deu base à construção do tesauro. A demonstração dos resultados e a verificação da aplicação do manual estudado é realizada por meio do próprio Tesauro de Candomblé. Conclui-se que a elaboração de tesauros usados na gestão do conhecimento referente à área de Candomblé não acompanhou toda sua vasta bibliografia nem abraçou todas as nações do Candomblé, considerando-se necessário dar continuidade às pesquisas que relacionem os princípios da organização do conhecimento à área de Candomblé, além de dar prosseguimento ao gerenciamento e ampliação do tesauro, construído a partir da pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.