Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31535
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielaAraujoMartins_tcc.pdf800,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cheguei na boca da noite, saí de madrugada : usuários de informação, desigualdade social e praxiologia receptiva no projeto Biblioteca Mário de Andrade 24 horas
Autor(es): Martins, Gabriela Araújo
Orientador(es): Silva, Rodrigo Rabello da
Assunto: Bibliotecas e comunidade
Desigualdade social
Usuários de bibliotecas
Bibliotecas públicas
Data de apresentação: 13-Mai-2022
Data de publicação: 1-Ago-2022
Referência: MARTINS, Gabriela Araújo. Cheguei na boca da noite, saí de madrugada: usuários de informação, desigualdade social e praxiologia receptiva no projeto Biblioteca Mário de Andrade 24 horas. 2022. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A biblioteca pública tem como objetivo atender as situações de necessidade informacionais dos sujeitos pertencentes à comunidade onde está organicamente inserida, mediando informação e promovendo leitura e acesso à informação e ao conhecimento, sem distinção de classe social ou discriminações de outras naturezas. Entretanto, quando se levanta a questão da existência de um público real ou potencial e um público que não é colocado no horizonte ou considerado pela biblioteca, esse objetivo entra em contradição ou pode ser problematizado. O presente trabalho parte da premissa de que unidades de informação, dentre as quais, bibliotecas públicas, enfrentam problemas relativos à desigualdade social e, complementarmente, de que ela própria, como instituição, pode, direta e/ou indiretamente, corroborar ou promover situações de desigualdade e invisibilidade social. De tais premissas decorrem os conceitos de “público” (usuário real ou potencial), “não-público” (não-usuário), “não público como ralé estrutural”, este proposto e/ou sistematizado por Rodrigo Rabello e Oswaldo Francisco de Almeida Junior, que fundamenta acepções de estudos e abordagens (praxiologias) que desconsideram (restringindo) ou consideram (receptivamente) os sujeitos e suas práticas, propostas por Rabello. À luz de tais premissas e concepções, o trabalho objetiva refletir sobre aspectos relativos a usuários de informação, desigualdade social e praxiologias receptivas no âmbito do Projeto Biblioteca Mário de Andrade 24 horas (Projeto BMA 24 horas). Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, com procedimentos de revisão de literatura, pesquisa documental e descritiva sobre a criação, o desenvolvimento e a finalização do Projeto BMA 24 horas. Valeu-se da análise de matéria sobre o assunto publicadas em três dos principais jornais nacionais de circulação diária, O Globo, Estadão, Folha de S. Paulo e G1 e Revista Veja. A descrição dos artigos jornalísticos contou com método diplomático e a análise qualitativa valeu-se da técnica de “diário de bordo”. Por fim, observou-se que o Projeto BMA 24 horas pôde ser considerado uma praxiologia receptiva, visto que, enquanto em funcionamento, possibilitou que usuários em potencial se tornassem usuários reais ou efetivos e, sobretudo, que não-público se tornasse público, ao permiti-los utilizar os serviços da biblioteca a qualquer momento, no período noturno e de madrugada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.