Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SamaraLimaBarbosa_tcc.pdf926,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Existe relação entre cultura e comprometimento organizacional?
Autor(es): Barbosa, Samara Lima
Orientador(es): Fogaça, Natasha
Assunto: Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Empresa Júnior
Data de apresentação: 25-Abr-2022
Data de publicação: 8-Ago-2022
Referência: BARBOSA, Samara Lima. Existe relação entre cultura e comprometimento organizacional? 2022. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Em um mercado tão competitivo quanto o atual, para alcançar resultados satisfatórios é fundamental que se tenha um time dedicado e com princípios alinhados, a fim de garantir vantagem competitiva perante os concorrentes. Assim, torna-se evidente a importância de uma compreensão mais aprofundada acerca da cultura e do comprometimento organizacional. Partindo desse princípio, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa que teve por objetivo identificar o modelo cultural e o tipo de comprometimento existentes nas organizações analisadas, com vistas a verificar se o modelo cultural afeta a natureza do comprometimento existente entre os indivíduos e as instituições. Para tanto, foram escolhidas duas organizações distintas, sendo uma delas uma empresa júnior da UnB e a outra, uma loja de autopeças localizada na cidade satélite de Sobradinho-DF. Assim, os questionários foram aplicados aos colaboradores dessas instituições, a fim de captar as percepções acerca do contexto dessas empresas. Vale ressaltar que foram utilizados instrumentos cientificamente validados, como o modelo de comprometimento organizacional de Meyer e Allen (1993) e o modelo CVF, de Cameron e Quinn (2006). Os resultados da pesquisa identificaram uma relação positiva entre cultura e comprometimento organizacional, de forma que a cultura hierárquica explica 18,4% do comprometimento. A relevância deste estudo está ligada principalmente à contribuição para a literatura, haja vista que trata-se de um tema com um número reduzido de estudos. Além disso, para as empresas analisadas, tem-se o benefício de servir como insumo para a tomada de decisão e planejamento de estratégias relacionadas à gestão de pessoas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.