Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PolianaRitaDeMeloAlves_tcc.pdf621,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Instagram como ferramenta do empreendedorismo digital : um estudo de caso de docerias artesanais virtuais do DF
Autor(es): Alves, Poliana Rita de Melo
Orientador(es): Codá, Renato Calhau
Assunto: Marketing digital
Empreendedorismo
Instagram (Rede social on-line)
Data de apresentação: 27-Abr-2022
Data de publicação: 8-Ago-2022
Referência: ALVES, Poliana Rita de Melo. Instagram como ferramenta do empreendedorismo digital: um estudo de caso de docerias artesanais virtuais do DF. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Houve uma grande busca por renda extra, por meio de prestação de serviços e vendas de produtos durante a deflagração da pandemia covid-19. Considerando as inúmeras ferramentas digitais disponíveis na atualidade, este trabalho investigou como o Instagram pode ser usado como instrumento do empreendedorismo digital. Foram identificadas como as funcionalidades disponíveis do Instagram auxiliam docerias a se posicionarem no mercado, bem como o uso de estratégias de marketing digital para melhor desempenho das marcas selecionadas. A pesquisa foi do tipo descritiva e se utilizou um estudo de caso. A coleta de dados foi feita através de entrevistas com sete docerias artesanais virtuais do DF e as análises foram feitas com base na análise de conteúdo e em análises textuais feitas pelo IRaMuTeq. Os resultados apontaram que o Instagram é principal ferramenta para construir um negócio digital de alcance e resultados promissores quando adotadas as estratégicas corretas. Também foi observado a ascensão dessa ferramenta como fomento do empreendedorismo digital. Bem como o comportamento dos 8 P’s do marketing digital e aplicações das docerias em seus negócios, gerando os resultados positivos e negativos.
Abstract: There was a great search for extra income, through the provision of services and sales of products during the outbreak of the covid-19 pandemic. Considering the numerous digital tools available today, this work investigated how Instagram can be used as an instrument of digital entrepreneurship. It was identified how the available features of Instagram help bakeries to position themselves in the market, as well as the use of digital marketing strategies for better performance of the selected brands. The research was descriptive and a case study was used. Data collection was carried out through interviews with 7 virtual artisanal pastry shops in the Federal District and the analyzes were based on content analysis and textual analyzes carried out by IRaMuTeq. The results showed that Instagram is the main tool to build a digital business with reach and promising results when the correct strategies are adopted. It was also observed the rise of this tool as a promotion of digital entrepreneurship. As well as the behavior of the 8 P's of digital marketing and applications of candy stores in their business, generating positive and negative results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.