Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3165
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GracianoCabralD’almada.pdf736,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Reuni e a UnB : análise dos relatórios anuais do MEC
Autor(es): D’almada, Graciano Cabral
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Reuni
Universidade de Brasília (UnB)
Planejamento educacional
Ensino superior
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 19-Mar-2012
Referência: D'ALMADA, Graciano Cabral. O Reuni e a UnB: análise dos relatórios anuais do MEC. 2011. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar e apresentar resultados do processo de expansão do ensino superior brasileiro a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na Universidade de Brasília, e como a gestão de políticas públicas está sendo aplicada à educação. A falta de expansão da educação superior no Brasil é contínua, considerando que, na média nacional, apenas 24,31 % dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos de idade tem acesso ao ensino superior. O programa Reuni pretende fundamentalmente aliar esforços e reforçar iniciativas para a ampliação das vagas e a melhoria da qualidade da educação nacional através da elevação de uma média de conclusão de graduação para 90%, do aumento da relação aluno/professor (RAP) de 18 para 1 e um aumento orçamentário de R$ 2 bilhões, entre os anos de 2003 e 2012. A fim de avaliar esse processo de expansão serão analisados os resultados da implementação do Reuni na Universidade de Brasília através de análise documental. A pesquisa realizada é descritiva, a partir dos dados coletados de documentos e pesquisa bibliográfica sobre o programa Reuni. O tratamento dos dados tem caráter qualitativo e o processo de análise dos dados será feito por meio da análise do conteúdo. Os resultados apresentados são referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010, e foram obtidos a partir da análise de relatórios anuais e semestrais, planilhas-síntese, atas de reunião da comissão do Programa e projetos orçamentários. A gestão norteadora do Programa Reuni se mostra bastante voltada para o controle dos resultados, principalmente quantitativos. O investimento na compra de equipamentos, a quantidade de bolsas de graduação e pós-graduação, os diversos auxílios estudantis, a grande quantidade de novas vagas e a criação de novos campi na Universidade de Brasília mostram que medidas de ampliação e expansão estão sendo colocadas em ação. Os números são bastante expressivos e sem dúvidas os investimentos em estrutura são importantes, mas não é possível identificar como a gestão pública colocada em ação está favorecendo a inclusão social e a qualidade do ensino.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons