Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LarissaGoulartFariasVictorio.pdf448,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências de uma pedagoga na educação inclusiva
Autor(es): Victório, Larissa Goulart Farias
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Professores - formação
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: VICTÓRIO, Larissa Goulart Farias. Experiências de uma pedagoga na educação inclusiva. 2011. 89 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho monográfico é requisito da disciplina Projeto V (trabalho de conclusão de curso – TCC), para o semestre de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília – UnB. É um estudo sobre o acompanhamento pedagógico na Educação Especial/Inclusiva durante o ciclo de graduação universitária. Reflete sobre as intervenções pedagógicas, o processo de ensino-aprendizagem universitário e as condições dos educandos. A metodologia utilizada foi o relato de atividades com criança portadora de necessidades Educacionais Especiais em – Esclerose Tuberosa - e a pesquisa bibliográfica referenciada na evolução dos marcos legais e paradigmas formativos da Educação Especial e da Educação Inclusiva no país e na Faculdade de Educação, da UnB. Ressalta as vantagens da abordagem da Educação Inclusiva, como mais abrangente e promissora para o desenvolvimento dos alunos. Concluindo sobre a importância da formação geral e específica do professor e o seu papel decisivo na perspectiva da Educação Inclusiva. Para produção deste trabalho foi escolhido o tema: Experiências de uma Pedagoga na Educação Inclusiva. Visa colaborar com as práticas pedagógicas utilizando-se das experiências pessoais orientadas pela formação em Pedagogia de uma graduanda. Essas experiências transcorreram durante grande parte do curso de maneira orientada e também não orientada por professores da Universidade. Primeiramente iniciei esta experiência pedagógica com o intuito de aprendizagem, porém tornou-se maior a vontade de proporcionar meios para que o educando envolvido pudesse desenvolver suas habilidades, trabalhar seus valores e crescer mediante as dificuldades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monographic is a requisite of the discipline project V (course conclusion report – CCR), for the conclusion semester of the course of pedagogy in the University of Brasília. This study is about the pedagogical support given in the special / inclusive education in an undergraduation program. It is the reflection of the pedagogical interventions, the teachinglearning processes used by university students and the conditions of students with special needs. The methodology used was case studies of special educational needs in Tuberous Sclerosis and the literature about the evolution of legal frameworks and paradigms formation of Special Education and Inclusive Education in Brazil and in the School of Education at the University of Brasilia. This study highlights the advantages of the Inclusive Education Approach as more comprehensive and promising for the development of special- needs students. It concludes with the importance of general and specific teacher training and the Teacher's decisive role in Inclusive Education. For the production of this work was chosen the theme: Experiences of a Pedagogue in Inclusive Education. It intends to collaborate to the pedagogical practices using personal experiences guided by the pedagogy formation of a college student. These experiences occurred during most part of the course in an oriented manner and also in a not oriented manner by the university professors. At first, the intuit was learning, however the will to proportionate means by which the student involved could develop his abilities, his values and could grow despite of difficulties became greater.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Graduação em Pedagogia, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons