Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31691
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabriellaVieiraOliveiraGoncalves_tcc.pdf786,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diferenças e caminhos de aproximação entre migração e refúgio : as experiências de Colômbia, Peru e Brasil
Autor(es): Gonçalves, Gabriella Vieira Oliveira
Orientador(es): Silva, Cristhian Teófilo da
Assunto: Migração
Assistência administrativa
Refúgio
Data de apresentação: 29-Nov-2021
Data de publicação: 15-Ago-2022
Referência: GONÇALVES, Gabriella Vieira Oliveira. Diferenças e caminhos de aproximação entre migração e refúgio: as experiências de Colômbia, Peru e Brasil. 2021. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Migrações e Refúgio: Direito, Trabalho e Cidadania em Perspectiva Comparada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho analisa comparativamente as legislações de proteção especial a refugiados em três países latino-americanos com o objetivo de averiguar semelhanças e diferenças entre elas que permitam elucidar formas mais eficazes de assegurar os direitos de imigrantes e refugiados. Para a realização da pesquisa, cujo enfoque é a comparação entre Colômbia, Peru e Brasil, utilizam-se predominantemente fontes primárias (legislação, decisões judiciais e entrevistas), secundárias (documentos oficiais de governos, de organismos internacionais e da sociedade civil) e terciárias (bibliografia especializada) para avaliar tanto o tratamento conferido a refugiados e imigrantes em termos de acesso à saúde, à educação e ao trabalho formal, quanto o alcance da não devolução e da assistência administrativa a esses dois grupos. A migração venezuelana é usada como referência para analisar a aplicação dos normativos legais a um fluxo migratório de larga escala nos três países. O estudo conclui que refugiados continuam acessando proteções especiais em comparação a imigrantes, uma vez que a aplicação da assistência administrativa e da não devolução, em regra, se restringem a refugiados. É possível, no entanto, que exista um movimento de aproximação entre a migração e o refúgio nos países estudados, com a transferência para a imigração de características inerentes ao refúgio. Esse movimento é um avanço ao possibilitar que os países mencionados possam ter a liberdade de recorrer tanto à imigração quanto ao refúgio para responder a migrações massivas em seu território.
Abstract: This is a study, in a comparative perspective, of the legislation of special protection granted to refugees in three Latin American countries, in order to assess similarities and differences between them that allow elucidating more effective ways to protect the rights of immigrants and refugees. This research, which compares Colombia, Peru, and Brazil, uses primary (legislation, court decisions and interviews), secondary (official documents and documents from international and civil society organizations) and tertiary sources (specialized bibliography) to evaluate the access refugees and immigrants have to health, education, and formal employment; this study also envisions to assess the amplitude of non-refoulement and administrative assistance regarding these two groups. The Venezuelan migration is used as a reference to analyze the application of legal regulations to a large-scale migratory flow in the aforementioned countries. The study concludes that refugees continue to access special protections in comparison to immigrants, as administrative assistance and non-refoulement are generally restricted to refugees. It is possible, however, that there might be a trend, in these countries, to incorporate refugee protections in migration laws. This might be a step forward in allowing these States to resort both to the immigration and the asylum systems to respond to massive migration in their territory.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Direito, Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Migrações e Refúgio - Direito, trabalho e cidadania em perspectiva comparada



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.