Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ErikaMottaCardoso.pdf779,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As práticas curriculares como lugar de construção das identidades
Autor(es): Cardoso, Erika Motta
Orientador(es): Silva, Ana Tereza Reis da
Assunto: Currículo escolar
Identidade
Subjetividade - educação
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: CARDOSO, Erika Motta. As práticas curriculares como lugar de construção das identidades. 2011. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A articulação das temáticas do currículo e das identidades vem se configurando como objeto de discussões nas teorias curriculares. O reconhecimento da diversidade cultural como condição imanente de nossa sociedade traz implicações para as práticas curriculares. A questão das diferenças não se resume mais a outros povos, outras línguas e outros costumes. A relação com o outro diferente se dá cotidianamente. Daí a importância de se pensar a temática das identidades e das diferenças no contexto escolar. A construção das identidades dos sujeitos pode ser valorizada ou negada por meio das escolhas curriculares, no que se refere à seleção, organização e abordagem de conhecimentos, como também das mediações de situações de ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Graduação em Pedagogia, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons