Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AryadneAiumyOliveiraTakenaka_tcc.pdf423,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cuidados de enfermagem na gestação e parto no contexto da pandemia : uma revisão integrativa
Autor(es): Takenaka, Aryadne Aiumy Oliveira
Orientador(es): Griboski, Rejane Antonello
Assunto: Covid-19
Gravidez
Parto (Obstetrícia)
Enfermagem - prática
Data de apresentação: 18-Mai-2021
Data de publicação: 22-Ago-2022
Referência: TAKENAKA, Aryadne Aiumy Oliveira. Cuidados de enfermagem na gestação e parto no contexto da pandemia: uma revisão integrativa. 2021. [9], 23 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: A pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe uma série de inquietações, principalmente, pelo desconhecimento da evolução da doença no decorrer de uma gestação ou no parto. Por ser um vírus novo, existe uma série de questionamentos, quanto a transmissão vertical, segurança da assistência e a realização de cuidados diferenciados às gestantes e parturientes. Os profissionais de saúde, especialmente, enfermeiras/os que realizam a assistência, tanto na atenção básica quanto hospitalar, apresentam inúmeras dúvidas sobre os cuidados e precisam urgentemente, saná-las. Objetivos: Analisar as evidências disponíveis na literatura científica sobre a transmissão vertical do COVID-19 durante a gestação, parto e os cuidados de enfermagem. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca se deu a partir da base de dados em periódicos indexados da Biblioteca Virtual de Saúde: PubMed, LILACS, IBECS, BIGG, PAHO-IRIS, Coleciona SUS, MEDLINE, SciELO e BDENF. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, foram analisadas quinze publicações. Resultados e discussão: Após análise das publicações foram identificados três eixos temáticos: (1) Incertezas datransmissão vertical do SARS-CoV-2 durante a gestação; (2) Segurança na escolha da via de parto em gestantes infectadas com COVID-19; e (3) Ansiedade e preocupação das gestantes: cuidados de enfermagem em tempos de pandemia. Conclusão: A síntese e análise criteriosa dos achados permitiu reunir as evidências atuais sobre o assunto e trazer contribuição para a equipe multidisplinar que atua na assistência obstétrica, sobretudo para fomentar o conhecimento científico na enfermagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.