Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BeatrizSayaoAraujoManso_tcc.pdf491,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades a partir da BNCC
Autor(es): Manso, Beatriz Sayão Araujo
Orientador(es): Cardoso, Janete
Assunto: História - estudo e ensino
Ensino fundamental
Brasília (DF) - história
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 1-Set-2022
Referência: MANSO, Beatriz Sayão Araujo. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades a partir da BNCC. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de Brasília, para um Trabalho de Conclusão de Curso, na Faculdade de Educação. Teve como objetivo identificar possibilidades para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da BNCC. E como objetivos específicos: a) compreender pressupostos teóricos sobre a importância do ensino da história de Brasília; b) refletir sobre as propostas feitas pela BNCC; e c) identificar de que forma o ensino de história apresentado na BNCC se traduz nos currículos e propostas pedagógicas de uma escola pública e uma escola privada do DF. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de análise documental. O levantamento de dados foi feito a partir do estudo de currículos e Projetos Políticos Pedagógicos, tanto de escola pública como de escola particular. O referencial teórico contempla autores como: Perrenoud (1999), Saviani (2003), Gadotti (2006), dentre outros. Os resultados alcançados demonstram que existem muitas possibilidades pouco desenvolvidas para o ensino de história, e poucos projetos pensados para a cidadania a partir do ensino da história da construção de Brasília que fiquem explícitos nos currículos e Projetos Políticos Pedagógicos.
Abstract: This work is a research developed in the degree course in Pedagogy, at the University of Brasília, for a Course Conclusion Work, at the Faculty of Education. It aimed to identify possibilities for teaching history in the early years of elementary school from the BNCC. And as specific objectives: a) understand theoretical assumptions about the importance of teaching the history of Brasilia; b) reflect on the proposals made by BNCC; and c) identify how the teaching of history presented at the BNCC translates into curricula and pedagogical proposals of one public and one private school in DF. The qualitative approach research was developed through document analysis. The data survey was carried out from the study of curriculums and Political Pedagogical Projects, both in public and private schools. The theoretical framework includes authors such as: Perrenoud (1999), Saviani (2003), Gadotti (2006), among others. The results demonstrate that there are many underdeveloped possibilities for teaching history, and few projects designed for citizenship based on teaching the history of the construction of Brasília that are explicit in the curriculum and Pedagogical Political Projects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.