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dc.contributor.advisorSimone, Domenico-
dc.contributor.authorNascimento Filho, Renato de Brito do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO FILHO, Renato de Brito do. Modelagem e análise numérica da injeção de N2O em motor de foguete híbrido de parafina. 2021. 140 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.pt_BR
dc.description.abstractSistemas de alimentação que fazem uso de propelentes auto-pressurizados são comum ente empregados em sistema de propulsão híbrida, uma vez que apresentam uma maior facilidade de implementação em relação a sistema que necessitam de pressurização externa, por meio de gases inertes ou turbo-bombas. No entanto, o uso desse tipo de sistema requer propelentes que apresentam uma alta pressão de vapor à temperatura ambiente. O estudo desse tipo de sistema requer uma modelagem específica, que considere as mudanças nas propriedades termodinâmicas do propelente ao longo da operação do sistema. Neste trabalho serão discutidos e implementados alguns modelos disponíveis na literatura e que possibilitam uma análise de performance desse tipo de sistema. A metodologia empregar possibilitou compreender os efeitos do caráter transiente da performance do sistema de alimentação na performance geral do motor híbrido. Além da análise de performance, é feito um estudo da injeção de N2O e seu caráter bifásico, através de uma simulação numérica 3D no software FLUENT, afim de reproduzir e compreender a interação entre o spray de oxidante e a fração de vapor que é injetada ao mesmo tempo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículos espaciais - sistemas de propulsãopt_BR
dc.subject.keywordMotores de foguetespt_BR
dc.titleModelagem e análise numérica da injeção de N2O em motor de foguete híbrido de parafinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T14:13:27Z-
dc.date.available2022-09-02T14:13:27Z-
dc.date.submitted2021-11-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31799-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoShynkarenko, Olexiy-
dc.description.abstract1Power systems that make use of self-pressurized propellants are commonly employed inhybrid propulsion systems, since they are easier to implement than systems that require external pressurization by means of inert gases or turbo pumps. However, the use of thistype of system requires propellants that have a high vapor pressure at room temperature.The study of such a system requires specific modeling, which considers the changes inthe thermodynamic properties of the propellant throughout the operation of the system.In this work we will discuss and implement some models available in the literature thatallow a performance analysis of this type of system. The methodology employed makes it possible to understand the effects of the transient nature of the power system performanceon the overall performance of the hybrid engine. Besides the performance analysis, astudy of the N2O injection and its two-phase character is done, through a 3D numerical simulation in the FLUENT software, in order to reproduce and understand the interaction between the oxidant spray and the vapor fraction that is injected at the same time.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



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