Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Vanessa Batista Modesto da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Batista Modesto da. O ciclo de vida profissional dos professores do ensino médio : analisando o Distrito Federal. 2022. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo é recorte da pesquisa coletiva que o GRUPO DE ESTUDOS E
PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES/PEDAGOGOS -
GEPFAPe da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília realizou por meio do
projeto intitulado “O ciclo de carreira docente dos professores do Distrito Federal:
temporalidade e condições de trabalho”, submetido à Fundação de Apoio à Pesquisa do
Distrito Federal (FAP-DF). O objetivo geral do projeto foi pensar a complexidade das fases
do desenvolvimento profissional docente apontadas na literatura tendo como delimitações
específicas: compreender como os professores atuantes no ensino médio da Secretaria de
Educação do Distrito Federal dão sentido ao ser professor e a escola enquanto lócus do
trabalho docente; e identificar quais são os marcos que compõem o ciclo de vida profissional
para os professores do ensino médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Enquanto
metodologia foi adotada a análise de entrevistas semiestruturadas e questionário aplicado
previamente para os docentes a partir dos núcleos de significação propostos por Aguiar e
Ozella (2006). Tendo em vista aspectos observados, os dados revelaram que o ciclo de vida
profissional dos professores do ensino médio, a partir dos sentidos de ser professor e da
escola, é constituído ao longo do exercício profissional, a partir de uma construção subjetiva
que se articula nas dimensões sociais e políticas das vivências singulares de cada professor,
não sendo necessariamente atrelada ao tempo de carreira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.title | O ciclo de vida profissional dos professores do ensino médio : analisando o Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T15:52:29Z | - |
dc.date.available | 2022-09-05T15:52:29Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31819 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is part of the collective research that the GROUP OF STUDIES AND
RESEARCH ON TRAINING AND PERFORMANCE OF TEACHERS/PEDAGOGUES -
GEPFAPe of the Faculty of Education of the University of Brasília carried out through the
project entitled "The teaching career cycle of teachers in the Federal District : temporality
and working conditions”, submitted to the Research Support Foundation of the Federal
District (FAP-DF). The general objective of the project was to think about the complexity of
the phases of teacher professional development pointed out in the literature, having as
specific delimitations: to understand how the teachers working in the high school of the
Department of Education of the Federal District give meaning to being a teacher and the
school as a locus of work teacher; and identify which are the milestones that make up the
professional life cycle for high school teachers of the Federal District Department of
Education. As a methodology, the analysis of semi-structured interviews and a questionnaire
previously applied to the teachers was adopted based on the meaning cores proposed by
Aguiar and Ozella (2006). In view of the observed aspects, the data revealed that the
professional life cycle of high school teachers, based on the meanings of being a teacher and
school, is constituted throughout their professional practice, based on a subjective
construction that is articulated in the social and political dimensions of each teacher's unique
experiences, not necessarily linked to career time. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|