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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Batista Modesto da-
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Batista Modesto da. O ciclo de vida profissional dos professores do ensino médio : analisando o Distrito Federal. 2022. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é recorte da pesquisa coletiva que o GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES/PEDAGOGOS - GEPFAPe da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília realizou por meio do projeto intitulado “O ciclo de carreira docente dos professores do Distrito Federal: temporalidade e condições de trabalho”, submetido à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). O objetivo geral do projeto foi pensar a complexidade das fases do desenvolvimento profissional docente apontadas na literatura tendo como delimitações específicas: compreender como os professores atuantes no ensino médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal dão sentido ao ser professor e a escola enquanto lócus do trabalho docente; e identificar quais são os marcos que compõem o ciclo de vida profissional para os professores do ensino médio da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Enquanto metodologia foi adotada a análise de entrevistas semiestruturadas e questionário aplicado previamente para os docentes a partir dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). Tendo em vista aspectos observados, os dados revelaram que o ciclo de vida profissional dos professores do ensino médio, a partir dos sentidos de ser professor e da escola, é constituído ao longo do exercício profissional, a partir de uma construção subjetiva que se articula nas dimensões sociais e políticas das vivências singulares de cada professor, não sendo necessariamente atrelada ao tempo de carreira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ensino médiopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.titleO ciclo de vida profissional dos professores do ensino médio : analisando o Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-05T15:52:29Z-
dc.date.available2022-09-05T15:52:29Z-
dc.date.submitted2022-05-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31819-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This study is part of the collective research that the GROUP OF STUDIES AND RESEARCH ON TRAINING AND PERFORMANCE OF TEACHERS/PEDAGOGUES - GEPFAPe of the Faculty of Education of the University of Brasília carried out through the project entitled "The teaching career cycle of teachers in the Federal District : temporality and working conditions”, submitted to the Research Support Foundation of the Federal District (FAP-DF). The general objective of the project was to think about the complexity of the phases of teacher professional development pointed out in the literature, having as specific delimitations: to understand how the teachers working in the high school of the Department of Education of the Federal District give meaning to being a teacher and the school as a locus of work teacher; and identify which are the milestones that make up the professional life cycle for high school teachers of the Federal District Department of Education. As a methodology, the analysis of semi-structured interviews and a questionnaire previously applied to the teachers was adopted based on the meaning cores proposed by Aguiar and Ozella (2006). In view of the observed aspects, the data revealed that the professional life cycle of high school teachers, based on the meanings of being a teacher and school, is constituted throughout their professional practice, based on a subjective construction that is articulated in the social and political dimensions of each teacher's unique experiences, not necessarily linked to career time.pt_BR
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