Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31831
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MyriamDiasDeAlmeida_tcc.pdf4,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da escola da natureza na difusão da educação ambiental : estudo de caso no CEF 02, Brasília-DF
Autor(es): Almeida, Myriam Dias de
Orientador(es): Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Assunto: Educação ambiental
Escolas públicas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 6-Set-2022
Referência: ALMEIDA, Myriam Dias de. O papel da escola da natureza na difusão da educação ambiental: estudo de caso no CEF 02, Brasília-DF. 2017. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o papel da Escola da Natureza na difusão da Educação Ambiental no DF. O estudo foi realizado por meio de visitas à instituição e ao Centro de Ensino Fundamental nº02 (CEF 02) de Brasília, uma das escolas atendidas. Foram realizadas entrevistas com os profissionais de ambas escolas e rodas de conversa, brincadeiras e produção artística com treze crianças do CEF 02. Durante a pesquisa foi possível perceber que a implementação de projetos de EA encontra percalços, mas o que é aprendido pelas crianças fica e a sensação de liberdade que eles sentem na Escola da Natureza é visível. Após a análise qualitativa dos dados, conclui-se que o trabalho realizado pela Escola da Natureza é importantíssimo para a disseminação da Educação Ambiental no DF.
Abstract: This paperwork have the goal to analysed what the School of Nature do forthe diffusion of the Environmental Education (EE) in Distrito Federal. The study has been made through some visits to the institution and the CEF 02 (Elementary School n.02) of Brasilia, one of the attended schools. Were realized interviews with professionals of both schools and conversation circle, some plays and artistic produtions with thirteen kids of CEF 02. During the research was possible to realize that the implementation of projects of EE finds some mishaps, but what the kids learn stay with themand the freedom that they have in School of Nature is outward. After the qualitative analysis of data, the conclusion is, The School of Nature work is so important to the dissemination of Environmental Education in Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.